13 de fev. de 2014

Alimentação... eis a questão

Boa noite!!!

No post de hoje irei falar sobre a culinária canadense, pauta sugerida pela querida Maria Alice!!

Pesquisando sobre o Canadá descobri que a culinária daqui tem base nativa, com carnes de caça, peixe, frutos silvestres e o melhor arroz selvagem do mundo. Contudo, agrega pitadas da gastronomia de diversas nacionalidades em virtude da influência de inúmeros colonizadores e imigrantes que chegaram ao país ao longo dos anos. Então, só posso dizer que são muitasssss as opções!!! Mas elas são bem diferentes se comparadas à culinária brasileira!!

Ao desembarcarmos em Toronto, logo pela manhã, procuramos um Café e o que encontramos foi uma espécie de Mc Donald... É a famosa rede Tim Hortons, a qual serve fast food, coffes, pratos rápidos, roscas e bolinhos. Então, na chegada, já encaramos um sanduíche a base de ovo e um copão de café!! Essa alimentação é comum para eles!!!

Ao chegarmos a Kingston nos hospedamos num hotel, cujo café da manhã representa bem os costumes do país. Nada de mesa posta com toda aquela variedade de alimentos, copos, xícaras, pratos e talheres arrumados. Havia armários com utensílios de cozinha dentro, sanduicheiras, máquina de tostar pão, cafeteira, máquina de suco, máquina de waffle e na geladeira algumas frutas e iogurte.
Nada de presunto, queijo, pães de todo tipo, salada de frutas, ovos, biscoitos, geleias e tudo mais que estamos habituados no Brasil!! Aqui é faça você mesmo!! 
 Os dias foram passando e já estávamos enjoados de tomar o café do hotel e almoçar/jantar no Tim Hortons ou outros lugares semelhantes. Queríamos comidaaaaaaa!!! Tentamos alguns restaurantes no shopping, mas foi bem complicado, pois servem comida de origem chinesa, cambojana... Carregam no agridoce, no tempero e na pimenta!! Quando eu falo “carregam” é pq a coisa é forte mesmoooo. Eu gosto de pimenta, mas muitas vezes foi complicado terminar o prato!

Quando mudamos para o nosso apartamento a única coisa que queríamos era comida brasileira, simples, sem muito tempero. Arroz, feijão, carne e saladinha!!! E conseguimos, pois no mercado encontramos de tudo!! Não podemos reclamar, pois todos os ingredientes estão disponíveis para comprar!! Fiquei mega feliz quando achei feijão no mercado!!! Já encontrei mandioca, couve, cuscuz...

Aqui procuramos manter os mesmos hábitos do Brasil, ou seja, café razoável, almoço bom e jantar light! Porém, não é muito fácil, pois além dos canadenses terem outros costumes, os horários de estudo e trabalho colaboram para a efetivação dos hábitos do país!! As aulas nas escolas começam às 08h20min e se estendem até às 14h40min, com um breve intervalo. Não dá tempo de voltar para casa e almoçar. O jeito, PARA ELES, é comer qualquer coisa e tomar um café... Eu levo minha marmitinha, esquento e como. Todos os lugares dispõem de micro-ondas, cafeteiras e sanduicheiras...

Ah! Os canadenses estão sempre com um copo de café na mão e esse hábito é compreensível e aceitável em decorrência do frioooo intenso!! Eu adquiri esse costume, carrego meu super copo para todos os lugares, mas em vez que café bebo chá!! Chá o dia todinhooooooo!!




Bom, mas chega de falar da nossa vida né?? Vou contar para vocês algumas curiosidades acerca dos hábitos canadenses, bem como apresentar algumas delícias daqui... Vamos lá!!

No breakfast (café da manhã) eles comem cereais com leite, torradas com geleia de amendoim e muito café, tomado em grandes canecas chamadas de "mugs". Algumas famílias comem ovos fritos e salsichas também. Mas a estrela da refeição matinal são as panquecas com mel ou maple syrup, que é uma espécie de calda feita com seiva extraída de carvalhos silvestres. Parece o nosso melado!!


No lunch (almoço) a palavra de ordem é praticidade, especialmente para quem trabalha/estuda fora e só tem alguns minutos para fazer sua refeição. O almoço geralmente é um sanduíche ou uma sopa enlatada, já pronta para aquecer. Às vezes uma salada, mas nada muito elaborado. Quem trabalha em escritório acaba almoçando em sua própria mesa, bem rapidinho.



dinner (jantar) é a refeição mais importante para os canadenses. Aqui eles jantam cedo, entre cinco e seis horas da tarde. Nesta refeição estão presentes carne vermelha ou branca, legumes e saladas. Arroz não é um acompanhamento muito comum. A base das refeições canadenses é a batata, e sua forma de preparo mais popular é o purê, servido com um molho chamado gravy, feito com farinha de trigo, gordura e caldo de peru. O jantar é o momento de reunir a família!

Sim, eles comem bobagens o dia todo!! Bolinhos, muffins, rosquinhas calóricas, tortinhas...






E aí prontos para encarar os hábitos dos canadenses??

Quanto às especialidades do país podemos dizer que o maple syrup é o produto alimentício mais famoso. Na primavera, quando a seiva das árvores começa a escorrer, "pipocam" pelo país diversos festivais culinários de maple syrup. Eu gosto na rosca que compro no Tim Hortons!



Poutine - um prato de origem francesa que mistura batata, queijo e molho. Não se sabe ao certo aonde foi inventado e duas cidades disputam a criação do mesmo, ambas vizinhas de Quebec - Victoriaville e Drummondville. 


Butter Tart - essa comida típica é considerada a quintessência da cozinha canadense. É feita com manteiga, ovos, açúcar, xarope e uma massa folheada. Em geral, a receita varia de família para família. De acordo com a história, tortas eram muito consumidas pelos ingleses que colonizaram o país, e deles se originou o Butter Tart. 



Canadian Pie - tem como característica principal a massa (feita à base de farinha de trigo e manteiga), que reveste todo o recheio (geralmente de frutas). A torta está presente em praticamente todos os restaurantes do país. É sem dúvidas a sobremesa número um do Canadá. Mais leve do que outros doces, a Canadian Pie pode ser de vários sabores, como maçã, abóbora e coco. É clássica e saborosa!!



E aí, estão com água na boca??? As comidas são boas, mas eu prefiro o bom e velho arroz com feijão do Brasil! E de sobremesa?? Brigadeiro ou pudim!!!

Finalizando a postagem de hoje compartilho com vcs mais uma curiosidade - nos horários de café e almoço as redes de foods ficam lotadas.  No começo eu ficava impressionada com a quantidade de velhinhos comendo fast food, mas agora já estou acostumada a vê-los. Eles comem fast food, mas se exercitam nas academias que sempre estão lotadas! Mas esse será assunto de um próximo post!!!



O jeito é malhar minha gente!! kkkkkkkk


Tenham uma noite maravilhosa!!! Bjussss