5 de fev. de 2014

Cuidados com o lixo

Olá, como estão?

Já estava com saudade de postar novidades, mas estava um pouquinho atarefada no inglês e também com muita dor de cabeça, ocasionada pela sinusite que resolveu reaparecer em decorrência do frio intenso!!! Sofria com sinusite quando ainda morava no RS, ou seja, há muito, muito tempo... Mas estou me agasalhando mais e espero me livrar dela ou amenizar os sintomas!!

No post de hoje contarei para vocês uma curiosidade sobre a coleta de lixo em Kingston... Algo muito interessante, tendo em vista o nosso modo de vida no Brasil e a falta de consciência com relação a reciclagem e a preservação ambiental.

Cada brasileiro produz 1,1 quilograma de lixo em média por dia. No País, são coletadas diariamente 188,8 toneladas de resíduos sólidos. Desse total, em 50,8% dos municípios, os resíduos ainda têm destino inadequado, pois vão para os 2.906 lixões que o Brasil possui.

Em Kingston é um pouquinho diferente! O governo investe em programas de reciclagem e a população tem consciência da necessidade de cuidar do lixo. Cuidam do seu lixo e do lixo dos vizinhos!!! Com esses programas Kingston consegue desviar 65 % do seu lixo doméstico dos aterros.  A regra é simples: no lixo apenas o que for REALMENTE lixo.

Para que tudo funcione organizadamente há um calendário de coleta disponível no site da Prefeitura. Esse calendário indica os materiais que serão coletados a cada semana e em qual caixa devem ser depositados.

Vamos as caixas...


Caixas blue - recipientes de alimentos e bebidas de plástico e embalagens "blister"; Isopor - mas não pipoca e pedaços de isopor; Latas de alumínio; Garrafas e frascos de vidro – sem estarem quebrados.  
Caixas gray - produtos de papel, incluindo revistas, jornais, lixo eletrônico e listas telefônicas; Caixas de cereais, biscoito, leite e suco; Copos de café de papel e Sacos de plástico - incluindo sacos de compras, sacos de leite, sacos de pão.
Caixas green – nessas são colocados os restos de comida (dentro de um saco de papel) e os resíduos de jardinagem.
Garbage – inclui os lixos não aproveitados, como por exemplo, papel higiênico usado, guardanapo de papel.

Mas como funciona a coleta?

A coleta da caixa green e do garbage é feita pela prefeitura  e encaminhada para o aterro ou compostagem. Já a coleta das caixas blue e gray são feitas por uma empresa particular.
Semanalmente são recolhidos o garbage e os resíduos da caixa green. Já a recolha das caixas blue e gray são alternadas e seguem o calendário de coleta semanal.

Além da obrigatoriedade da separação do lixo ainda precisamos nos atentar para alguns detalhes, tais como higienização dos recipientes e quantidade de materiais dispensados. Todos os recipientes colocados nas caixas blue ou Gray devem estar limpos e os papeis devidamente organizados. Cada morador pode depositar apenas 2 sacos azuis por coleta. Quanto aos materiais da caixa green e garbage, devem estar armazenados num saco preto. O caminhão leva apenas um saco desse material por vez!




Ficaram confusos com tantas regras e cores, né?? Nós também!!

Pensaram que poderíamos considerar tudo garbage e não estressar com a separação? Nós também!

Mas se lembram o que eu falei sobre os vizinhos? Sim, eles cuidam do lixo alheio!!

O jeito é tomar consciência e tentar fazer o certo! No início a gente pena, mas depois vira rotina!

Ah, é possível comprar "vale lixo", caso os materiais depositados ultrapassem a quantidade designada! Custa em torno de $ 2,50 por saco extra e requer a colocação de uma etiqueta para indicar a compra! 

Na primeira semana, colocamos 6 sacos de lixo com materiais para reciclagem, pois não sabíamos as regras. O vizinho, gentilmente, tocou a campainha e nos alertou. Mas por sorte todos os sacos foram coletados e sem a necessidade de comprar o "vale lixo".

Dias depois estávamos com um estoque considerável de garrafas de cerveja em casa e precisávamos esperar a coleta dos vidros... ufa, foi na semana passada!!





Ahh, as garrafas de cerveja e outras bebidas alcoólicas podem ser devolvidas nas lojas - LCBO e Beer Store. 

Com todo esse cuidado chegamos a conclusão que produzimos mtoooo lixo e isso precisa ser melhorado com urgência, pois bons hábitos devem ser aprendidos e levados para o Brasil!

Enfim, por hoje é isso!! Volto em breve com mais curiosidades ou novidades!!

Enviem suas sugestões de temas/pautas para o blog!

Um beijo!!