Boa
noite!!!
Hoje
divido com vocês algumas situações ocorridas ao longo do dia...
Situação 1 – Snow Day
(Dia de neveeeee)
Primeiramente,
por volta das 6:30 da manhã o telefone tocou. Isso não é algo normal!!! Mas
tinha um motivo relevante – Snow Day!! Havia previsão de nevasca em Kingston, o
que é denominado de Snow Day, logo, os ônibus escolares não fariam o transporte
dos alunos. Tal situação foi informada por meio do telefonema.
Aqui
a maioria dos alunos utiliza o transporte público e, em dias como esse, os pais
são responsáveis por deixar os filhos na escola. Contudo, o que nós não
sabíamos é que poucos alunos vão para a escola num dia como esse. Enfim, o
Micael foi e teve aulas quase exclusivas!!
Além
disso, cabe ressaltar que as pessoas aqui observam a previsão climática e se
previnem. Isso é hábito que se adquire desde a infância!
Ahhh,
não teve nevasca!!!
Situação 2 – O profe
substituto
Eu
faço inglês numa escola chamada Limestone, é uma instituição para imigrantes...
Logo, na minha turma – Beginner – há pessoas de várias nacionalidades: árabes,
vietnamitas, paquistanesas, libanesas, coreanas, chinesas, chilenas e eu...
Nós, brasileiros, temos mais facilidade para aprender o idioma em decorrência das origens comuns. Entretanto, cabe
ressaltar que as semelhanças linguísticas entre inglês e português ocorrem
apenas no plano de vocabulário, pois na escrita, estruturação de frases e
pronúncia apresentam profundos contrastes.
Enfim, eu que tenho mais facilidade, fiquei
assustada com o professor, na verdade com a ligeireza em que “cuspia” as
palavras. Aí vocês imaginem as carinhas da coreana, chinesa, paquistanesa e
libanesa!!!
Diariamente temos aula com a Carol, uma professora
fofa e acostumada a ministrar aulas para iniciantes no idioma. Mas hoje ela
teve um problema e pediu para um colega, também professor, substituí-la...
Ele chegou na sala e me perguntou se a Carol
usava a mesa que fica ao centro. Respondi que sim! Então, ele sacou uma maça,
um sanduiche, um pote com algo dentro e uma garrafa de chá e organizou tudo na
mesa.
Em seguida, ele tirou as botas de neve, iguais as da foto ao lado, e as
jogou num canto da sala. Fez isso no estilo “rural” de Holywood!! Tipo
vaquerião, sabem???
Como se não bastasse, retirou um par de tênis
de dentro da mochila e os calçou vagarosamente!
Em seguida, já com os tênis calçados, ele nos informou
seu nome, contou que é alemão, disse-nos que é casado com uma russa e que já
deu aulas de inglês na Alemanha! Socorro!!!!
No momento posterior, disse que não conseguiria
gravar nossos nomes e pediu que confeccionássemos uma plaquinha para que ele
pudesse indicar quem faria as leituras e etc... Ah, ele forneceu canetões e
ensinou a fazer a plaquinha!! Achei superrrrr pedagógico!!!
A partir daí, começou a ministrar a aula como
se estivesse falando com nativos!!! As nossas caras eram semelhantes as dos
gatinhos abaixo!!!
Eu e mais uma colega conseguíamos entender alguma
coisa, mas os outros.. tadinhos!!
Passados alguns minutos uma colega pediu para
que ele falasse mais lentamente. Ufa! Ele se deu conta que não éramos nativos,
mas imigrantes aprendendo o idioma!! Desse momento em diante, a aula fluiu
normalmente e o conteúdo foi processado com sucesso!!
Ele é um sujeito mtooooo divertido e piadista!!
Para explicar os usos das palavras “this, that, these e those”, tirou os tênis dos pés e fez toda
uma encenação!! Aula produtiva!! Uma oportunidade de vivenciar o idioma de forma realista, pois nas lojas, supermercados, academia e demais lugares ninguém fala
lentamente! Não saímos com plaquinha avisando que somos de fora!!!
Mas eu saí da aula tendo a certeza que estava no filme da Família Buscapé ou, ao menos, no do Gato de Botas!! kkkkkk
Minha gente por hoje é isso!!! Um dia frio,
divertido e sem nevasca!! Mas essa semana é de alerta!!!
Tenham uma noite maravilhosa!! Bjusss