13 de out. de 2014

Nossa primeira celebração de Thanksgiving

Olá, queridos!! 

Hoje vou contar para vocês sobre a nossa celebração de Thanksgiving e também informar sobre essa data tão importante aqui no Canadá e nos Estados Unidos. 

Eu estava super animada com a proximidade do Thanksgiving, pois reuniria os amigos e teria uma pauta interessante para registrar no blog!! Então, semanas atrás combinei com as meninas que faríamos na minha casa e ao longo das semanas fomos dividindo o que cada uma traria para comemorarmos. Como vocês já sabem a estrela principal da festa é o peru, e no nosso caso, essa estrela deu muito trabalho conforme relatei no post anterior... Passado os problemas inicias eu decidi que  seguiria a tradição e prepararia o peru em casa mesmo!!

Depois de comprar o bicho e todos os ingredientes para prepara-lo foi a hora de colocar as mãos da massa, digo, no peru!! Sábado cedo fiz uma mistura com mostarda, sal, azeite de oliva, vinagre balsâmico e outras especiarias e coloquei o peru para marinar nesse tempero! O bicho ficou de molho nessa mistura até domingo na hora de ir para o forno, pontualmente as 14 horas!!

Coloquei o peru no forno dentro do mesmo saco que ele havia ficado marinando, pois é um material apropriado para geladeira e forno. Esqueci de um simples detalhe, amarrar as perninhas do bicho com um cordão que veio na embalagem original e tinha essa finalidade... Pensei que o peru abriria as pernas, mas ele se comportou... 

Eu tentei engendrar um esquema de amarração...

Das 14 às 16 horas deixei o peru dentro do saco e depois disso foi hora de pedir ajuda para o marido porque era necessário remover o plástico para o peru dourar por inteiro Após esse procedimento foram mais uma hora e meia de forno e pronto, bicho assado!! Até a hora do jantar eu não fazia ideia do gosto, mas o cheiro estava uma delícia!


Enquanto o peru assava eu organizei a mesa, com os detalhes que eu adoro criar e organizar! Depois disso foi só esperar os amigos chegarem trazendo mais delícias para a nossa noite!!



Por volta das 20 horas o jantar foi servido e pelo visto o peru e todo o restante agradou  a todos - seguimos a tradição canadense e servimos os seguintes acompanhamentos: purê de batatas, molho de cramberry, farofa específica daqui (stuffing), saladas variadas e creme de milho. Entretanto, para dar um sabor de Brasil servimos uma carne de porco preparada na panela de pressão e arroz. Estava tudo delicioso!!





Só que antes do jantar eu havia servido Bobó de frango e acho que esse fez ainda mais sucesso do que a estrela da festa, o peru!! Todos comeram, repetiram e elogiaram!! Os brasileiros já conheciam  e os estrangeiros chamaram de sopa...

Passado o momento salgado da celebração foi  a hora das sobremesas... Claro que teve a tradicional torta de maça e uma torta holandesa preparada de forma diferente porque eu queria estrear meu prato novo... Ahh essa hora já estávamos rolando de tanto comer!!!

Para acompanhar tomamos vinho, o meu sem álcool!! 

Pessoal, essa celebração deveria ter também no Brasil, assim o peru não ficaria restrito ao Natal. Em outras épocas do ano ele se esconde nos mercados...

Bem, agora vou compartilhar com vocês um pouquinho da história do Thanksgiving, pois Neidinha também é cultura!! kkkk


Senta que lá vem história...

O Thanksgiving é o Dia de Ação de Graças. Uma data muito importante no Canadá e nos EUA, momento em que as pessoas agradecem os acontecimentos positivos conquistados ao longo do ano.

Nos Estados Unidos, as origens do Dia de Ação de Graças remetem aos festivais de agradecimento a Deus que ocorriam na Nova Inglaterra, geralmente para celebrar o sucesso nas colheitas durante o ano. Este é o motivo da data ser comemorada durante o outono, época em que a colheita já foi finalizada. 

O primeiro Dia de Ação de Graças foi realizado nos anos 1620, no Estado de Massachusetts, na cidade de Plymouth. A comemoração foi organizada pelos colonos fundadores da vila, que, depois de um inverno rigoroso e colheitas insatisfatórias, conseguiram realizar uma colheita farta em 1621, durante o verão.

Para agradecer o progresso da colheita em comparação às anteriores, o governador ordenou uma homenagem durante o outono de 1621. Os homens da cidade mataram perus e patos para as festividades. Entre outros alimentos, peixe e milho também eram habituais nestas festas. No dia da comemoração, além dos colonos da vila, aproximadamente 90 índios compareceram para celebrar. Foram preparadas mesas enormes ao ar livre e todos comemoraram comendo, bebendo e rezando.

Muito tempo após esta primeira celebração, o Dia de Ação de Graças foi legitimado no ano de 1863 como um feriado nacional. Até então, a data era comemorada apenas em alguns Estados como Virgínia, Massachusetts e Nova Iorque. Porém, após o decreto do então presidente Abraham Lincoln, ficou determinado que, em novembro, toda penúltima quinta-feira seria comemorado o Dia Nacional de Ação de Graças.

Porém, em 1930, no intuito de impulsionar o comércio americano, o presidente Franklin Roosevelt alterou a comemoração da data para a terceira semana de novembro. Com isso, tinha o objetivo de ampliar o tempo disponível para as compras e propagandas de Natal. Isso ocorreu, pois, naquela época, não eram apropriados os anúncios antes do Dia de Ação de Graças.


Mas como a medida não era mandatória, nem todos os Estados americanos concordaram em adotá-la, causando uma confusão de datas no território. Desta forma, o Congresso resolveu este problema instituindo novamente o Dia Nacional de Ação de Graças para a quarta quinta-feira de novembro, sendo considerado um feriado em escala nacional.

Já no Canadá, o primeiro dia oficial do Thanksgiving realizado no Canadá foi festejado em 5 de abril de 1872, tendo sido reconhecido como feriado nacional pelo Parlamento Canadense em 1879. Porém, em 1957 o Governo Canadense instituiu a 2ª feira da segunda semana de outubro como o Thanksgiving Day. 

A Sexta-feira depois do dia de Ação de Graças é conhecida como Black Friday(Sexta-feira Negra em português). Nesse dia, várias lojas fazem promoções surpreendentes. Vamos esperar!!

Fonte: infoescola.com

Pessoal, então é isso!! Esse foi o primeiro Thanksgiving da família Buscapé no Canadá!! Um momento para agradecer a vida, a saúde, as oportunidades, os encontros, os laços, as amizades!!

Agora vou preparar um salpicão com o que sobrou do peru e também uma sobremesa de pêssego, pois logo mais a noite teremos mais celebração na casa de amigos.... O vida difícil!! kkkkk

Bjus e uma semana abençoada e produtiva para todos nós!