6 de jan. de 2015

O que seria da vida se não houvesse emoção

Boa tarde gente linda!! Gostaram no título sugestivo do post de hoje - O que seria da vida se não houvesse emoção? Pois é, aqueles que acompanham o blog sabem que ela faz parte, INTENSAMENTE,  da minha rotina desde que cheguei no Canadá!! Uma simples ida até a padaria pode ser um momento peculiar, o qual merece destaque no blog...

Hoje não foi diferente!! Mais uma consulta agendada e lá fui eu para a clínica me submeter ao ritual de sempre. Ops, hoje seria diferente, pois na consulta passada a médica já havia indicado que teria um exame ginecológico programado!! Aiiiii, isso estava me tirando o sono, pois aqui o sistema é meio bruto. Além disso, já li que exames podem antecipar o trabalho de parto... Eu não terminei de organizar o cantinho do baby!!

Oks, cheguei lá e como de costume fui fazer pipi no potinho. Dessa vez eu consegui de primeira!!! Uhuuu ponto para mim!! Em seguida, uma enfermeira que não era a minha de sempre chamou pelo meu segundo nome, Liziane.... Levantei e fui em sua direção. Ela me questionou se esse era mesmo meu nome, pois eles querem sempre corrigir a pronuncia. Confirmei que sim, mas expliquei que se trata do meu segundo nome e que no meu cartão de saúde consta N Liziane. Quem se chamaria N??? Enfim, não sei o motivo disso, mas sempre tenho que explicar!!

Essa enfermeira me levou para uma sala que fica localizada no lado oposto de onde sempre consulto!!  Essa mudança causou estranhamento!! Fez os procedimentos que lhe competem - aferir pressão e pesar (As comilanças em NYC + New Year apareceram na balança, mas nada assustador ou fora dos planos. O Matheus ganhou 1 quilo...).


Massssss, depois disso ela me disse que eu deveria recolher amostra para um exame... Heimmm???? Ela mostrou os materiais e explicou em ritmo acelerado. Então eu disse que isso era novidade para mim!! Foi quando ela percebeu que teria que explicar calmamente o que deveria ser feito!! Resumidamente eu teria que coletar material da vagina e do ânus usando uma espécie de cotonete.  

Eu já tinha lido sobre esse exame na internet, logo, não foi novidade!! Contudo,  no Brasil a coleta é feita pelo médico... Me certifiquei do que deveria ser feito e como deveria ser entregue na janelinha que dá acesso ao laboratório de análises e fui para o banheiro.  A coleta é simples e indolor! O problema foi encaixar o coletor no tubo. Sobrou uma tampinha... Como não sabia o que fazer com ela eu deixei dentro do saquinho, junto com o material coletado e devidamente lacrado. Eu tentei, eu li as instruções da embalagem, mas não havia indicação... Se a coleta deu certo ou não saberei na próxima consulta!! 

Essa coleta foi para o exame Estreptococcus B, o qual é é um tipo de bactéria que com frequência existe no intestino das pessoas. Essas bactérias podem acabar "colonizando" a vagina também, e aí existe o risco de transmissão ao bebê durante o parto. Se der positivo será necessário tomar antibiótico durante o trabalho de parto! Nada assustador!!

Clarooo que deu tempo de registrar o material e o espaço de coleta!!! 

O tal material...


A janelinha para deixar a amostra coletada ou o pipi...

O espaço para coleta do pipi...


Em seguida entrou um médico novato e com cara de seminarista. Trajava calça e camisa social! Seu nome é Kevin e é bem bonitinho! Falava rápido, mas logo que ouviu a minha indagação em forma de "heim?" tratou de falar mais pausadamente!  Fez as perguntas de sempre, mediu a barriga, apalpou com receio e ouviu o coração do baby. Depois disse que o médico chefe viria para conversar.

O médico chefe é um querido!! Ele também fez as perguntas de rotina e pediu para checar a barriga novamente! Confirmou que está tudo certo e que o baby está na posição correta. 

E a emoção??? Está nas pequenas coisas do dia a dia!! A oportunidade de morar num país diferente é muito interessante, pois aprendemos a cada instante! Eu não entendo todo o contexto da conversa, mas sei captar as palavras-chave e interpretar pelo tom de voz das pessoas. O desenvolvimento dessa habilidade me permite mais independência! 

A próxima consulta será na próxima semana, agora serão semanais, e já estou organizando a tradução de umas perguntinhas sobre parto e etc... Vamos ver se será divertido!! 

Meus queridos, por hoje é isso!!! Mais um dia no Canadá, mais novidades, mais emoções!!! 

Para ler mais sobre o exame de Estreptococcus B acesse: http://www.ehow.com.br/coletar-material-cultura-streptococcus-gestacional-como_130312/

Bjus e até breve!!!