23 de out. de 2014

Ataques em Ottawa - fato lamentável

Olá!!


Meus queridos, como todos sabem o blog foi criado quando cheguei no Canadá com o objetivo de registrar as minhas aventuras nas terras geladas. Até esse momento todas os registros foram informativos e divertidos, mas hoje não tenho como deixar de compartilhar com vocês a minha tristeza pelos ataques ocorridos ontem em Ottawa, capital do país.  Tendo a oportunidade de conhecer o Canadá e os canadenses posso afirmar que o ocorrido foi lamentável, uma ação covarde.

Sempre que sou perguntada sobre a vida nesse país, faço questão de ressaltar o quão maravilhoso é viver aqui e o quanto os canadenses são amigáveis e pacíficos! O povo canadense é muito cortês e extremamente educado. Por estarem acostumados a receber estrangeiros dos mais diversos países são pessoas tolerantes e que respeitam a individualidade do outro.

Assim sendo, saber dos ataques me deixou comovida. Algo covarde e praticado por um homem acolhido pelo país, um cidadão canadense! Os atos terroristas aconteceram numa das cidades que mais gosto do Canadá, Ottawa. Numa região central em que se localizam prédios históricos como o Parlamento e o Museu da Guerra - lugares atacados - sem contar o Shopping. Sem dúvida um ato isolado praticado por um radical fraco.

Quanto a repercussão disso tudo posso dizer que, embora seja um país pacífico, todos estão preparados para esse tipo de acontecimento, tanto que todas as  escolas fazem treinamentos sistemáticos de como agir nessas situações - Lockdow (já relatei num post como isso funciona). Ontem, após a divulgação dos fatos na mídia, recebemos ligações da escola se dispondo a esclarecer o ocorrido. Ou seja, há preocupação com o outro.

Hoje na escola eu tive a certeza que deveria escrever esse post ao ver a minha professora de inglês chorar ao dizer que sentia orgulho dos guardas do Parlamento, os quais revidaram o ataque, bem como ao ouvir ela dizer que ainda bem o extremista se tratar de um cidadão canadense, assim nenhum outro povo ficará com o estigma! Achei isso extremamente educado da parte dela e tenho certeza que sua fala reflete o pensamento dos canadenses em geral.

Bem, como eu disse essa situação me deixou triste, mas em nada mudou meu encantamento com o pais e carinho pelos canadenses! O alerta de segurança no país foi alterado e espero que isso não se repita.






16 de out. de 2014

Consulta, exames e mais algumas trapalhadas e observações...

Bom dia!!! 

Hoje está quente e chovendo em Kingston! As previsões do tempo anunciariam uma semana atípica para essa época do ano, temperaturas mais elevadas... Mas os canadenses já sabem que se trata de uma semana denominada Indian (o motivo do nome eu não sei, só imagino que seja pelo calor na Índia). Essa semana é o último respiro do calor, depois disso só frio, mais frio, maisss frio e neve!!

A semana começou com o feriado de Ação de Graças, fato que já me deixou preguiçosa... Além disso as professoras da Limestone participarão de um Congresso em Toronto amanhã, logo, sem aula também na sexta!! Já que estava nesse rítmo e hoje iria um prof substituto, o qual só conversa fiado e não ensina nada, eu resolvi ficar na minha cama até mais tarde e depois disso ir ao laboratório fazer uma exame requisitado pelo médico na consulta de terça...

Falando em consulta de terça, essa é sempre uma história. O médico que me atende é sempre diferente, pois como já compartilhei numa postagem, aqui o sistema de saúde é diferente!! Então, dessa vez fui atendida por um indiano, a criatura usava turbante e tudo! Na hora me lembrei da nova Caminho das índias. Hala hala 

Muito parecido com esse... 

O médico era muito simpático e apesar de ser indiano falava pausadamente!! Conseguimos conversar e nos entender!! Isso é um avanço!! Ahh sim, essa consulta é apenas uma avaliação rotineira, ou seja, sem verificação de detalhes minuciosos!! Apenas a checagem da pressão, peso, medição da barriga e verificação dos batimentos do bebê!! Ufa, pensa se tivesse que expor as intimidades em cada consulta e para médicos diferentes!! 

Nessa consulta o médico disse que está tudo certo com o baby e comigo. Falou isso baseado nos últimos exames, feitos no mês anterior!! Mas se tivesse dado qualquer alteração a clinica teria entrado em contato e solicitado novas avaliações, pois aqui o procedimento é esse!! Ele também informou que está no momento de avaliar a glicose, visto que é comum o desenvolvimento de diabetes gestacional nessa fase da gravidez!! 

Assim sendo, de posse da solicitação médica eu fui no laboratório que fica na mesma rua da clínica médica. Como sempre faço mostrei a requisição para a recepcionista. Porém, dessa vez ela resmungou alguma coisa que eu não entendi... Além disso, ela apontou para o relógio!! Mas como eu não tinha entendido nenhuma palavra ficou complicado deduzir a sentença!! Logo, agradeci e fui embora!!

Chegando em casa pesquisei na net e mandei msg para um amigo médico porque percebi que eu deveria tomar um suco específico antes do exame... Ele me confirmou o negócio do suco e disse que o laboratório forneceria! Mas eu continuava incucada com o fato da atendente ter olhado para o relógio e ter se negado a coletar meu sangue naquele momento!!

Ontem quando voltava da aula resolvi parar no laboratório e dizer para a moça que eu não havia entendido o procedimento... Dessa vez ela me explicou com calma e eu fiquei orgulhosa de mim mesma porque compreendi tudinho! kkkkk O exame não foi feito no dia anterior porque já passavam das 15 horas e o laboratório fecha as 16hs - o exame requer que eu tome o tal suco e espere mais uma hora para a coleta do material...

Com tudo esclarecido retornei ao laboratório hoje e deu tudo certo!! Entreguei a requisição e ela já me deu o suco e mandou tomar e aguardar!! Gente, o suco era uma espécie de Tampico (suco do Brasil) piorado!! Eu não gosto de nada muito doce e esse era excessivamente! Além disso era um pouco ácido, algo semelhante a uma overdose de pastilhas de vitamina C com Eno!! Mas ok, tudo pela nossa saúde!! Também poderia ser pior, né? Esperei somente uma hora e a Carla que fez a curva glicêmica de 5 horas... Se soubesse teria levado um travesseiro porque o excesso de açúcar causa um sono incontrolável e um pouco de enjoo...


Enfim, passada uma hora fiz o teste e voltei para casa!! 

Enquanto aguardava observei muitas coisas e também ajudei uma canadense com o inglês... 
  1. As pessoas aqui têm o hábito de ler enquanto esperam. Vai ver no Brasil...
  2. Elas também fazem cruzadinhas!! 
  3. Elas usam Ipad e outros equipamentos desse tipo.
  4. Como eu disse o tempo está chuvoso e todas elas vestiam casacos apropriados e botas de chuva!! Guarda-chuva não é muito comum...
  5. Elas colocam os celulares no silencioso enquanto esperam... (super polidos)
  6. Ahh teve um menino que sentou para esperar  e pegou seu Apple... O mac estava um pouco sujo e ele para limpar dava uma cuspidinha e passava a camiseta! Um nojo! Fiquei observando com cara de ecaaaa...

Ahhh  sim ajudei uma senhora cujo nome é Mary! Ela foi chamada para fazer  o exame mas não ouviu claramente seu nome e nem o número da cabine... Ela me perguntou e eu pude confirmar: Yes Mary!! Cubicle 2. Agora estou ainda mais orgulhosa de mim!!! Ajudando canadense!! Deduzo que a senhora é canadense pelo nome e aparência - alta, loira, magra...

Meus queridos por hoje é isso!! Sigo evoluindo no inglês e registrando tudo para compartilhar com vocês minhas trapalhadas de cada dia!! Bjuss

13 de out. de 2014

Nossa primeira celebração de Thanksgiving

Olá, queridos!! 

Hoje vou contar para vocês sobre a nossa celebração de Thanksgiving e também informar sobre essa data tão importante aqui no Canadá e nos Estados Unidos. 

Eu estava super animada com a proximidade do Thanksgiving, pois reuniria os amigos e teria uma pauta interessante para registrar no blog!! Então, semanas atrás combinei com as meninas que faríamos na minha casa e ao longo das semanas fomos dividindo o que cada uma traria para comemorarmos. Como vocês já sabem a estrela principal da festa é o peru, e no nosso caso, essa estrela deu muito trabalho conforme relatei no post anterior... Passado os problemas inicias eu decidi que  seguiria a tradição e prepararia o peru em casa mesmo!!

Depois de comprar o bicho e todos os ingredientes para prepara-lo foi a hora de colocar as mãos da massa, digo, no peru!! Sábado cedo fiz uma mistura com mostarda, sal, azeite de oliva, vinagre balsâmico e outras especiarias e coloquei o peru para marinar nesse tempero! O bicho ficou de molho nessa mistura até domingo na hora de ir para o forno, pontualmente as 14 horas!!

Coloquei o peru no forno dentro do mesmo saco que ele havia ficado marinando, pois é um material apropriado para geladeira e forno. Esqueci de um simples detalhe, amarrar as perninhas do bicho com um cordão que veio na embalagem original e tinha essa finalidade... Pensei que o peru abriria as pernas, mas ele se comportou... 

Eu tentei engendrar um esquema de amarração...

Das 14 às 16 horas deixei o peru dentro do saco e depois disso foi hora de pedir ajuda para o marido porque era necessário remover o plástico para o peru dourar por inteiro Após esse procedimento foram mais uma hora e meia de forno e pronto, bicho assado!! Até a hora do jantar eu não fazia ideia do gosto, mas o cheiro estava uma delícia!


Enquanto o peru assava eu organizei a mesa, com os detalhes que eu adoro criar e organizar! Depois disso foi só esperar os amigos chegarem trazendo mais delícias para a nossa noite!!



Por volta das 20 horas o jantar foi servido e pelo visto o peru e todo o restante agradou  a todos - seguimos a tradição canadense e servimos os seguintes acompanhamentos: purê de batatas, molho de cramberry, farofa específica daqui (stuffing), saladas variadas e creme de milho. Entretanto, para dar um sabor de Brasil servimos uma carne de porco preparada na panela de pressão e arroz. Estava tudo delicioso!!





Só que antes do jantar eu havia servido Bobó de frango e acho que esse fez ainda mais sucesso do que a estrela da festa, o peru!! Todos comeram, repetiram e elogiaram!! Os brasileiros já conheciam  e os estrangeiros chamaram de sopa...

Passado o momento salgado da celebração foi  a hora das sobremesas... Claro que teve a tradicional torta de maça e uma torta holandesa preparada de forma diferente porque eu queria estrear meu prato novo... Ahh essa hora já estávamos rolando de tanto comer!!!

Para acompanhar tomamos vinho, o meu sem álcool!! 

Pessoal, essa celebração deveria ter também no Brasil, assim o peru não ficaria restrito ao Natal. Em outras épocas do ano ele se esconde nos mercados...

Bem, agora vou compartilhar com vocês um pouquinho da história do Thanksgiving, pois Neidinha também é cultura!! kkkk


Senta que lá vem história...

O Thanksgiving é o Dia de Ação de Graças. Uma data muito importante no Canadá e nos EUA, momento em que as pessoas agradecem os acontecimentos positivos conquistados ao longo do ano.

Nos Estados Unidos, as origens do Dia de Ação de Graças remetem aos festivais de agradecimento a Deus que ocorriam na Nova Inglaterra, geralmente para celebrar o sucesso nas colheitas durante o ano. Este é o motivo da data ser comemorada durante o outono, época em que a colheita já foi finalizada. 

O primeiro Dia de Ação de Graças foi realizado nos anos 1620, no Estado de Massachusetts, na cidade de Plymouth. A comemoração foi organizada pelos colonos fundadores da vila, que, depois de um inverno rigoroso e colheitas insatisfatórias, conseguiram realizar uma colheita farta em 1621, durante o verão.

Para agradecer o progresso da colheita em comparação às anteriores, o governador ordenou uma homenagem durante o outono de 1621. Os homens da cidade mataram perus e patos para as festividades. Entre outros alimentos, peixe e milho também eram habituais nestas festas. No dia da comemoração, além dos colonos da vila, aproximadamente 90 índios compareceram para celebrar. Foram preparadas mesas enormes ao ar livre e todos comemoraram comendo, bebendo e rezando.

Muito tempo após esta primeira celebração, o Dia de Ação de Graças foi legitimado no ano de 1863 como um feriado nacional. Até então, a data era comemorada apenas em alguns Estados como Virgínia, Massachusetts e Nova Iorque. Porém, após o decreto do então presidente Abraham Lincoln, ficou determinado que, em novembro, toda penúltima quinta-feira seria comemorado o Dia Nacional de Ação de Graças.

Porém, em 1930, no intuito de impulsionar o comércio americano, o presidente Franklin Roosevelt alterou a comemoração da data para a terceira semana de novembro. Com isso, tinha o objetivo de ampliar o tempo disponível para as compras e propagandas de Natal. Isso ocorreu, pois, naquela época, não eram apropriados os anúncios antes do Dia de Ação de Graças.


Mas como a medida não era mandatória, nem todos os Estados americanos concordaram em adotá-la, causando uma confusão de datas no território. Desta forma, o Congresso resolveu este problema instituindo novamente o Dia Nacional de Ação de Graças para a quarta quinta-feira de novembro, sendo considerado um feriado em escala nacional.

Já no Canadá, o primeiro dia oficial do Thanksgiving realizado no Canadá foi festejado em 5 de abril de 1872, tendo sido reconhecido como feriado nacional pelo Parlamento Canadense em 1879. Porém, em 1957 o Governo Canadense instituiu a 2ª feira da segunda semana de outubro como o Thanksgiving Day. 

A Sexta-feira depois do dia de Ação de Graças é conhecida como Black Friday(Sexta-feira Negra em português). Nesse dia, várias lojas fazem promoções surpreendentes. Vamos esperar!!

Fonte: infoescola.com

Pessoal, então é isso!! Esse foi o primeiro Thanksgiving da família Buscapé no Canadá!! Um momento para agradecer a vida, a saúde, as oportunidades, os encontros, os laços, as amizades!!

Agora vou preparar um salpicão com o que sobrou do peru e também uma sobremesa de pêssego, pois logo mais a noite teremos mais celebração na casa de amigos.... O vida difícil!! kkkkk

Bjus e uma semana abençoada e produtiva para todos nós!















10 de out. de 2014

Mais uma história para contar...o tal peru

Olá, pessoal!! Nossa como essa semana passou voando!! Se está voando agora que estou na calmaria imaginem quando o Matheus chegar e, depois quando voltarmos ao Brasil... Mas a vida é assim mesmo, movimento, renovação, reconstrução... A vida é pra ser vivida, independente dos micos diários!!

Hoje vou compartilhar com vocês mais uma aventura minha em Kingston!! Mais uma vez algo relacionado ao idioma e suas dificuldades... Dificuldades essas que resultam em diversão e post, claro!!

Como vocês sabem na próxima semana celebraremos o Thanksgiving aqui no Canadá, dia 13. Então, eu super animada resolvi organizar uma festinha aqui em casa para reunir os amigos e agradecer as inúmeras graças desse ano. Como todos sabem também o peru é a estrela da festa!!! Logo, eu dei uma olhada nos preços do bicho nos supermercados, mas resolvi que seria mais prático comprá-lo pronto. Eis que começa minha aventura...

Perguntei para as professoras da Limestone indicações de lugares em que eu pudesse comprar o peru já pronto, assado! Elas não sabiam muito porque aqui a preparação faz parte da tradição da festa... Mesmo assim indicaram alguns possíveis lugares!! Lugares esses que eu fiz contato por telefone ao longo da semana. Nenhum vendia o bichinho assado!!

Masssss, pertinho da minha casa tem uma loja chamada Pig & Olive. Essa loja colocou uma placa anunciando que estava aceitando encomendas de peru!! Então, na segunda-feira eu entrei com a cara e a coragem e perguntei sobre... O mocinho me disse que um peru de 12 pounds custaria entre 30 e 40 dólares... Entretanto, a confusão já começou aí - eu entendi 1 ou 2 pounds!! Ou seja, não seria um peru e sim um filhote de galinha, um pinto!! 

A semana foi passando e eu fazendo os contatos telefônicos com os estabelecimentos indicados pelas profas! Enquanto isso eu ouvia, diariamente, o marido me dizendo: "vai ficar sem peru, o peru vai acabar, não vai ter peru no Thanksgiving se você não correr"... bla bla bla...

Diante da negativa dos lugares em vender peru já assado eu resolvi enviar um email para a loja Pig & Olive. Nesse email eu demonstrei interesse em encomendar um peru JÁ PRONTO (already prepared) para tantas pessoas e em tal dia... A moça me respondeu que o ideal seria um peru de +-15 pounds e que eu deveria confirmar o pedido na loja!!

Assim sendo, hoje eu fui na loja e, novamente, com a cara e a coragem disse ao moço que desejava encomendar um peru!!! Para facilitar a comunicação e não deixar dúvidas eu mostrei a resposta do email no meu telefone... kkkkkk Ele entendeu e disse: "só um minuto". Quando ele retornou trazia nas mãos um peru congelado, o qual ele colocou na balança para pesar  e confirmou que tinha 15 pounds...

Nessa hora eu me dei conta que todas as carnes da loja estavam cruas, logo, o lugar parecia um açougue de melhor qualidade, tipo uma Boutique de Carnes!! Oks, vamos em frente!!

Imediatamente eu perguntei se o peru seria vendido inteiro ou fatiado (pois o do TKs da escola foi fatiado),  ele me disse que seria inteiro e que estava pronto para eu levar!! Então eu gelei e esqueci tudo o que eu deveria falar com inglês... 

Só sei que sem saber o que dizer eu disse: "I just want to eat turkey". Ele entendeu que eu queria, na verdade, era um peru cooked (cozido). Eu, num instante de felicidade, concordei com o sujeito e pensei: ufaaaaa não terei que preparar o peru em casa!!  Só que não!! Segundos depois ele me informou que vendem somente o peru congelado e que already prepared deve ser entendido apenas como temperado!!!

Gente, não queiram saber o tamanho da minha decepção, sem contar a vergonha!! Se tivesse um buraco no chão eu teria entrado!! Mas tudo bem, essas aventuras fazem parte do aprendizado e tornam os dias mais coloridos!! 

Passado o embaraço momentâneo, cheguei em casa e comecei a planejar a preparação do peru!! Assisti vídeos, anotei os ingredientes e fui ao mercado iniciar a missão Era uma vez um peru!!

Comprei um peru de 7 quilos por 40 dólares. Aproveitei e comprei alguns temperos para incrementar o peru, o pão próprio pra recheá-lo, uns molhinhos, o saco para temperar e ainda uma assadeira. Tudo isso pelos mesmos 50 dólares que pagaria no peru congelado, apenas congelado, no açougue sofisticado...

Estou animada com a possibilidade de preparar o peru, mas o passo a passo e o resultado dessa aventura vocês somente saberão no próximo post!!

Só sei que eu me divirto muito com tudo isso! Depois que passa eu dou tanta risada que a barriga dói!! Mas não posso ser acusada de não tentar!! Eu tendo, eu me esforço!! kkkkk

Por um instante pensei que o peru estivesse fugindo de mim... kkkkk


Beijos e até breve!!!




9 de out. de 2014

Thanksgiving na Limestone

Olá!! Hoje tivemos a celebração do Thanksgiving na escola - Dia de Ação de Graças!! Eu não falarei sobre a história dessa data no post de hoje porque comemoraremos com amigos no domingo, mas posso adiantar que  é uma celebração muito comum  e esperada no Canadá e nos Estados Unidos! As lojas vendem diversos artigos de decoração nas cores laranja, vermelho, amarelo e verde.  

O Thanksgiving é como o nosso Natal no que se refere ao agradecimento e a varidade de comidas servidas!! Entretanto, aqui tem o Tks e mais o Natal!!

Enfim, a celebração na escola foi muito boa! Cada pessoa levou um prato típico do seu país e a mesa ficou pequena para tantassss variedades deliciosas!! 

Eu experimentei muitas coisas!!! As beterrabas da profa Tiffany estavam deliciosas, a salada da Mariela é sempre um prato esperado e dessa vez não foi diferente!! O arroz da Bushra estava picante, mas uma delícia! Feito com especiarias das arábias o sabor estava sensacional! Além disso, o pudim da Dailis fez com que eu, ou melhor, o Matheus, quisesse repetir!! kkkkk








Ainda tinha o peru e o purê de batatas trazidos pelas professoras!! Ahh sim, é tradição comer peru e purê no Thanksgiving!! Assim como torta de maçã... Humm cada coisa deliciosa!!


Enfim, tudo maravilhoso!! Um momento de agradecer a Deus pela saúde e a oportunidade de termos amigos para partilhar!!

Mais detalhes sobre a data eu escreverei na segunda-feira e postarei junto com as fotos da nossa festa de Tks!!


Boa noite e bons sonhos!! Bjus

Um dia feliz...

Meus queridos, boa noite! 


O foco principal do post de hoje não será muito descritivo, porém significativo para mim! O título, Um dia feliz, expressa minha alegria e leveza em resolver uma pendência do passado! Um mal entendido, um erro, uma acusação injusta que fez com que eu me afastasse de uma amiga muito querida e especial. Mas sempre acreditei que um dia tudo seria esclarecido!! 

E esse dia chegou, por isso é um Dia feliz!!! De alma leve a coração feliz eu precisava registrar isso no blog, pois considero a reconciliação algo divino, preparado por Deus!! O  tempo me fez sofrer. O tempo também me fez refletir, amadurecer, entender! Mas o tempo de Deus foi perfeito e mesmo com a distância física que nos separa nesse momento, tivemos a oportunidade de nos reaproximar! Tenho certeza que nós duas estamos fortalecidas com essa história toda e que nosso reencontro promete muitas lágrimas e carinho!!

Desejo uma linda noite para todos! Lembrem-se que  o tempo de Deus é perfeito!


4 de out. de 2014

Meu sábado terminou em cuca

Olá meus queridos!! 

Essa semana foi corrida, mas bastante divertida!! Na escola as mesmas trapalhadas do colega paquistanês que fala pelos cotovelos... 

Ontem visitamos a Julia que está cada dia mais esperta e linda!! Ela presta atenção a tudoooo! Seus olhos parecem duas jabuticabas! Muito fofa!

Ontem  a noite também tivemos um jantar delicioso e eu até comi o que trouxe no café da manhã... Coisas de mulher grávida!! Além disso, meu paladar aprovou o coentro e até comprei no mercado hoje... Vai entender, sempre preferi salsinha...

Hoje pela manhã fomos no Costco, um mercado que vende produtos em grandes quantidades, tipo o nosso Atacadão. Só que aqui além dos itens de alimentação, higiene, farmácia e limpeza também é possível adquirir eletrodomésticos, roupas, brinquedos, utensílios para cozinha de muita qualidade! Isso difere dos atacados do Brasil...

A tarde fiquei de preguiça no sofá, pois estava caindo uma chuvinha mansa e convidativa para dormir e sonhar!! Mas quando a moleza passou eu me inspirei e fui para a cozinha preparar uma receitinha deliciosa!! Tchan, tchan... Pasmem eu fiz cuca com recheio de nutella!!!

É minha gente ter tempo sobrando e estar grávida são situações que transformam as pessoas!! kkkk Quem diria Neidinha na cozinha?! 

A receita é simples e eu peguei no site Tudo gostoso. Segue abaixo caso mais alguém queira se arriscar como eu!






Cuca de Nutella

Ingredientes:
Massa:
3 xícaras de farinha de trigo (300g)
1/2 xícara de açúcar cristal (70g)
1 colher (café) rasa de sal
1 colher (sopa) de fermento seco para pão
1 ovo grande
Uma pitada de noz moscada ralada na hora
150ml de água morna
1/2 xícara de manteiga amolecida (80g)

Farofa:
1/2 xícara de farinha de trigo (50g)
1/2 xícara de açúcar cristal (70g)
2 colheres (sopa) de manteiga
canela em pó a gosto

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes secos em uma vasilha. Misture o ovo com a manteiga e acrescente na vasilha onde estão os ingredientes secos, mexa um pouco com auxílio de uma colher de pau. Vá colocando aos poucoss a água e misturando com a mão. Misture bem a massa, ela é mole e grudenta mesmo, por tanto não adicione mais farinha, se quiser pode bater na batedeira com gancho, mas eu fiz  com as mãos mesmo. Cubra a vasilha com filme plástico e deixe descansando até que dobre de volume (cerca de 1 hora).

Despeje a massa numa assadeira, que pode ser redonda (28cm de diâmetro) ou retangular (20x30cm),  untada com óleo e espalhe a massa com as mãos levemente umedecidas em água. Cubra com pano de prato e deixe descansando por 10 minutos. Em seguida, adicione a nutella, espalhe a farofa por cima de tudo e leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 30 minutos ou até dourar levemente.


Hummm, agora vou me deliciar com a cuca e um cafezinho!!


Bjus e bom fim de semana!!