30 de mar. de 2014

Culto de domingo

Olá!!!

Ontem postei que as temperaturas estavam mais elevadas em Kingston e que a neve estava
nos dando trégua... Contudo, ontem a noite mesmo despencou neve outra vez!!! Nevou a madrugada toda e a cidade amanheceu branquinha!!! As ruas foram tomadas pela neve que se acumulou também nas calçadas... Eu tive que enfrentar essa neve toda para ir na igreja!!!

Fui andando porque a temperatura não estava tão baixa, 1 grau, e também porque aprecio fazer esse trajeto caminhando. A igreja fica perto de casa, mas hoje foi complicado chegar, pois havia mtaaaaa neve nas calçadas. Era como se eu estivesse escalando uma montanha... Além de afundar na neve a cada passada ainda precisava me equilibrar porque sou desequilibrada e vivo me estatelando no chão!!

Ufaaaa, consegui chegar à igreja!!! Que alegria ser recebida com carinho pelos meus amigos – velhinhos de cento e poucos anos. Eles estão no culto todos os domingos e sentam-se nos mesmos lugares. São uns fofos!

A igreja foi indicada pela amiga/líder de célula Daiani antes mesmo de eu vir para o Canadá. Ela encontrou na net e me avisou. Logo que cheguei aqui procurei a igreja, mas estava fechada. Então, busquei os contatos na internet e descobri que havia um pastor brasileiro. Fiquei animada e alguns dias depois consegui contato com a Francisca, esposa do pastor. A partir de então tenho participado do culto aos domingos!

Os cultos são em inglês!!! A Francisca me disse que na primavera organiza grupos de estudo bíblico para brasileiros.

Quando fui ao culto pela primeira vez me senti num filme bem antigo. Aqueles filmes americanos com igrejinhas de pedras e repleta de senhorinhas e senhorzinhos...

No começo eu não entendia muita coisa e a maior parte do tempo entrava na “caixa do nada”, ou seja, quando os pensamentos voam longe!!!



 A única coisa que eu sabia dizer era Amém! O pastor diz com essa pronúncia "Eimen"!!

Eu dizia: Good morning, "Eimen" e sorria!!!


Mas agora me sinto mais a vontade com o idioma e percebo ter evoluído na compreensão. Além disso, aproveito para praticar a língua conversando com os velhinhos. Devo ter um imã, pois eles se aproximam de mim e falam mais que o homem da cobra!

Na hora da partilha, um momento de confraternização após o culto, eles me oferecem café, suco, biscoitos, frutas, dizem para eu sentar... Uns queridos!!

Há alguns domingos atrás eu estava lendo uns recados no mural e um senhorzinho chegou e começou a resmungar alguma coisa... não entendi, mas me virei para tentar firmar o diálogo. Nessa hora ele se deu conta que havia errado de mulher... Confundiu-me com a esposa dele por causa do cabelo. Kkkkkkkkk Foi engraçado!!

O culto aqui é bem diferente do que estava acostumada no Brasil. Lá era animação total, o pastor Domicio fazia piadas, contava histórias, dramatizava. Os louvores eram tocantes, avivados! Ahh, e rolava um lanche com a célula depois do culto!!

Aqui é tudo tranquilinho!! Os louvores são calmos, o pastor também é zen. É diferente, mas é legal porque o importante é buscarmos a Deus!


Ahhh no começo eu ficava muito perdida na hora dos louvores, pois não entendia o livro de partituras... Há algumas semanas atrás eu compreendi que devo seguir a linha... Por exemplo, cantar a linha 1 de cada estrofe e quando acabar começar a 2 e assim por diante... Agora eu canto porque “quem canta seus males espanta”!! Ou espanta dos velhinhos que estão ao redor... kkkkk




Por hoje é isso! Estava devendo esse post e a minha amiga Daí já estava me cobrando. Hoje cheguei mais cedo na igreja e tirei algumas fotos para ilustrar a historinha!!! Também tem fotos das ruas de Kingston...

A minha igreja



Espaço para colocar os casacos

 Refeitório

 Pombos na neve...

 Ruas de Kingston...

 Rua de casa...

Tenham uma semana abençoada!!! Bjussss