18 de jan. de 2015

Tá chegando a hora... preparativos para o parto

Olá!!!

Hoje vou falar um pouquinho sobre o parto, afinal, estou na expectativa desse momento!! Tenho lido bastante sobre o assunto na tentativa de ter uma hora tranquila. 

A gestação dura 40 semanas de acordo com os médicos ou nove meses na nossa contagem... Eu só aprendi a contar as semanas aqui! Contudo, essas contagens são aproximadas pois ninguém sabe precisar o dia em que o bebê vai nascer. A única coisa que os especialistas garantem é que a partir da 37ª semana de gravidez o bebê está pronto para vir ao mundo, mas o parto pode acontecer até a 42ª semana. 


Então, para saber se o grande momento chegou será preciso observar o sinais emitidos pelo seu corpo. Sinais esses que começam semanas antes do grande dia, mas que passam desapercebidos, sobretudo se a gestante for de primeira viagem, tiver uma rotina agitada ou for ligada na tomada como eu... 

Na minha primeira gravidez eu era muitoooo jovem e não tinha as informações que tenho hoje! Os sinais de alerta iniciaram um dia antes quando estava na escola e pensei ter feito pipi na roupa. Lendo descobri que se tratava do liquido amniótico, o qual pode sair em decorrência do rompimento total da bolsa ou de um furo nela. No meu caso houve um furo pelo qual o liquido vazava de acordo com os movimentos do bebê.  A bolsa mesmo foi rompida do hospital e pelo obstetra. 

Continuando a historia, nessa mesma noite tive contrações regulares, as quais se assemelhavam à cólicas menstruais leves. Ao amanhecer as cólicas já estavam moderadas e ritmadas. Tomei banho e partimos para o cartório pois precisávamos casar!! No cartório as contrações se intensificaram ao ponto de eu não querer fotos. Assinamos os papeis do casório e partimos para a maternidade. Quando cheguei já estava com 9 cm de dilatação e em pouco mais de uma hora o Mica nasceu!

A partir dessa minha primeira experiência, creio que o nascimento do Matheus também será tranquilo. As dores na etapa final, expulsão, são mesmo fortes e desconfortáveis, mas quando o bebê sai a alegria é tão grande que todo resto é compensado. 

Bem, como eu disse estou lendo bastante a fim de ter um trabalho de parto seguro e tranquilo. Dessa vez o Marcos estará comigo o tempo todo e poderá me ajudar com massagens e palavras confortantes. Assim espero!! Mas certamente ouvirá uns xingamentos, pois não é algo fácil e indolor!!!

Quanto ao que estou lendo posso compartilhar com vocês algumas dicas:


Perda do tampão: o tampão é uma camada de muco que fecha a entrada do colo do útero, a fim de proteger o bebê das bactérias que habitam a vagina. O tampão pode sair de uma vez, como uma rolha durinha, ou aos poucos, causando aumento da secreção vaginal, que se torna mais viscosa e pegajosa, com linhas amareladas e às vezes com um pouco de sangue. (Não foi isso que perdi no sangramento que tive semana passada!! Meu tampão continua lá).

Encaixe da cabeça do bebê: talvez você consiga sentir duas alterações sugestivas de que o bebê se encaixou na bacia. A barriga pesa mais à medida que seu centro de gravidade se desvia, o que pode fazê-la perder o equilíbrio. Além disso, fica mais fácil você respirar, porque o útero já não pressiona tanto o diafragma. Por outro lado, o útero pressiona mais a bexiga, fazendo você ter de correr ao banheiro a todo instante para fazer xixi. De modo geral, o parto acontece 15 dias depois da data em que a cabeça do bebê se encaixou, mas isso geralmente vale para o primeiro filho. Do segundo em diante, o encaixe pode ocorrer até mesmo no dia do nascimento.

Gotas de sangue: pequenas manchas na calcinha são normais. Como o colo do útero está muito inchado e sob pressão contínua da cabeça do seu bebê, esforços físicos, como tosse e relações sexuais, podem provocar o rompimento de alguns vasinhos, sem maiores consequências. Mas se houver sangramento parecido com a menstruação, você deve ir logo para a maternidade. (Foi isso que aconteceu comigo!! Movimento em excesso e rompimento de vasinhos).

Rompimento da bolsa: quando um líquido c e às vezes com grânulos brancos escorrer pelas suas pernas, significa que a bolsa de líquido amniótico se rompeu. Isso indica que o trabalho de parto está no inicio, por isso você deve ir para a maternidade. Mas não precisa se apavorar, pois dá tempo de ligar para o médico e tomar um banho. Apenas se apresse se o líquido tiver cor amarelada ou esverdeada, pois isso indica a presença de fezes do bebê, e ele pode estar em apuros. 

Contrações: seu corpo começa a se preparar para o parto desde a 23ª semana de gestação. O útero se enrijece, dando origem às contrações Braxton-Hicks, que são treinamentos que o útero faz como uma preparação para o parto. Até o sétimo mês elas têm intensidade leve e indolor, mas depois tendem a ficar mais frequentes e intensas provocando os famosos alarmes falsos. As contrações do trabalho de parto são regulares, endurecem toda a barriga e costumam vir acompanhadas de dor, evoluindo até tornarem-se mais fortes e ocorrendo em intervalos cada vez menores. Considera-se início de trabalho de parto quando há pelo menos duas contrações regulares no intervalo de 10 minutos.

Dilatação: em algumas mulheres, o colo do útero começa a abrir 1 ou 2 centímetros no fim da gravidez. Em outras, isso acontece apenas durante o trabalho de parto. Portanto, só a dilatação não significa que o bebê está preste a nascer. O médico precisa avaliar outros parâmetros, como a altura da cabeça do bebê, a presença de contrações ritmadas, a espessura e o amolecimento do colo do útero. 


Normalmente se recomenda ir à maternidade nessa fase do trabalho de parto, onde os sintomas se apresentam mais fortes e realmente caracterizam que o nascimento está perto. 
Nessa fase a partir de 5 cm de dilatação também é que a anestesia epidural pode ser aplicada, dependendo do grau de dores que a parturiente esteja sentindo. Eu ainda não decidi sobre a analgesia, tudo dependerá do processo...

Uma coisa que descobri nessas leituras foi que o bebê continua mexendo bastante mesmo durante o trabalho de parto. Aliás a ausência de movimentos é um sinal de alerta e deve ser comunicada ao médico. 

E como fica a participação do papai nesse momento?

Tá na lei!!

É direito de toda mulher ter a presença de um acompanhante no parto. Esse direito é garantido por uma Lei Federal, (Lei é 11.108), datada de 07 de abril de 2005, também chamada de Lei do Acompanhante. A lei garante que a mulher tenha um acompanhante de livre escolha desde que ela entra na maternidade até a hora de sua saída.

Como ajudar?

Faça massagens: durante as contrações faça massagens na região mais baixa das costas  pois ajudam a aliviar a dor. Faça movimentos circulares, ajuste a velocidade e a intensidade de acordo com o desejo da mamãe. Nos intervalos das contrações descanse um pouco.
Marido, presta atenção!!!



Ofereça alimentos e líquidos: é importante garantir que a mulher não desidrate durante o trabalho de parto. Esteja atento para manter um suco ou água sempre à mão, alimentos fáceis de digerir como frutas secas ou frescas, gelatina e balas também são uma boa alternativa, pois garantem suporte calórico em um período de grande gasto de energia.
Marido fica esperto!! 

Participe na hora do nascimento: pode apenas acarinhar a esposa ou mesmo cortar o cordão umbilical e pegar o baby no colo. 

Independente das ações, a participação do pai nesse momento será muito importante e simbólica!

Ahhh é preciso alertar que depois do parto da uma fominha!! Então, é fundamental que na mala da maternidade tenha alguns biscoitos, frutas e suco. A Maternidade também oferece, mas é complicado conciliar o horário do nascimento com os horários das refeições no hospital. Melhor prevenir!!

Marido, esse para depois do parto!!!

Pessoal por hoje é isso!! Lembrem-se que o parto é um processo natural e que toda dor será recompensada! Se a gestação estiver transcorrendo sem problemas prefira o parto natural a uma intervenção cirúrgica. Boa hora para as amigas de barriga!!

Bjus e boa semana para todos!