14 de jan. de 2015

As aventuras do terceiro trimestre - reta final!!

Bom dia!!!  Hoje é dia de repouso e calmaria... Ah quem diria?!

Já recuperada do susto de ontem cá estou para dividir com vocês as aventuras do terceiro trimestre (27-40 semanas), o qual é o mais intenso de todos na minha opinião!! São muitos detalhes que ainda devem ser providenciados e o peso da barriga, dores nas costas, azia, pés inchados, noites insones e etc tornam tudo mais lento!! Além disso, podem ocorrer pequenos ou grandes sustos no meio do percurso não é mesmo? 

Eu não estou sofrendo de inchaços, alterações de pressão, dores na costela ou noites mal dormidas, mas o aumento da barriga limita os movimentos e requer a desaceleração... Isso não é fácil para mim!!

Nessa etapa da gravidez as emoções ficam ambíguas, ao mesmo tempo que a mamãe deseja o nascimento do filhote, existe o receio do parto e o sentimento de perda da barriga. Mas é uma mistura boa, podem acreditar! Sem contar os tantossss detalhes que ainda restam para deixar tudo em ordem para o grande dia!

Nesse momento eu aconselho que seja feita uma lista com tudo o que precisa ser providenciado ainda, como por exemplo, completar o enxoval do filhote, organizar o chá de bebê, deixar a mala da maternidade pronta, terminar a decoração do quartinho e, é claro, ir às consultas pré-natal e realizar os exames dessa fase.


Quanto aos incomodos, devido ao crescimento do feto o espaço uterino se torna pequeno e a partir do oitavo mês os movimentos do bebê podem gerar desconforto e dores. Eu sinto o Matheus girando e a sensação é de torção mesmo. Ele não descobriu a minha costela, mas compensa pressionando minha bexiga e estômago... A cada movimento ou bicuda eu sinto um desconforto diferente, mas suportável. Li que quando a mamãe sentir dor na costela deve tentar mover o baby para o lado esquerdo e esse sintoma será aliviado. O problema será mover o bebê!! O Matheus adora o lado direito, a maior parte do dia ele fica lá me testando... Mas é ótimo!! Não tem como não amar cada movimento, chute, giro... as estrepolias do pequeno!!


Nesse momento parecemos  maratonistas pois nossa respiração fica mais curta e frequente. A falta de ar é causada pela pressão do ventre desenvolvido sobre o diafragma. O crescimento do bebê também aperta a bexiga, podendo levar a perdas involuntárias de pequenas quantidades de urina ao tossir, rir ou fazer algum esforço (uso absorvente diário  e troco inúmeras vezes ao dia). Cãibras são comuns no período final da gestação e podem ser sintoma de falta de cálcio e potássio. Quando for atacada por cãibras, massageie a parte do corpo afetada e faça alongamento.

Ahhh a fome noturna também é um sintoma dessa reta final!! Eu não ataquei a geladeira de madrugada nenhum vez ainda, mas ao acordar para ir ao banheiro sinto a barriga roncar... Na minha primeira gravidez eu comia pão caseiro com geleia de uva quase todas as noites... Nessa estou disciplinada, resistente!! kkkkk

Durante esse trimestre da gravidez as consultas acontecerão a cada duas semanas e a partir da trigésima sétima semana serão semanais, pois se aproxima o momento do parto e tudo deve estar sob controle! Com relação ao parto, cada qual tem a sua opinião e esta deve ser respeitada desde que não aja riscos para mãe e bebê! Eu tive um parto normal tranquilo aos 15 anos de idade. Espero que isso se repita dessa vez. Não passa pela minha cabeça a possibilidade de uma cesárea, mas se houver qualquer risco eu encararei numa boa!

Há a opção de parto com analgesia, mas confesso que tenho mais medo da picada da agulha (nesse caso) do que das dores. Já estou me preparando para o parto fazendo alongamentos diários. Além disso, o marido já está ciente de que deverá ajudar durante o processo - ele será responsável pelas massagens e por suportar a minha chatice!! 

Acredito que a decisão acerca do parto deve ser tomada entre paciente e médico, contudo, é preciso tomar cuidado com alguns médicos, os quais indicam  a cirurgia apenas por ser mais confortável para eles. Aqui no Canadá a tendência é o parto humanizado e a gestante opta por parir em casa ou no hospital. Além disso, pode ter a companhia de uma doula e da família!! Voltarei para contar a experiência daqui alguns dias... Uiiiii

Bem, nessa etapa da gravidez tudo deve estar muito encaminhado e a mamãe deve ter mais tempo para relaxar! Falo isso, mas sou plugada no 220 e vivo inventando o que fazer... O cantinho do Matheus está pronto, as roupas, cueiros, paninhos, cobertores e etc estão todos lavados e cheirosos, as gavetas organizadas, a mala da maternidade e as lembrancinhas também já estão prontas.  Vou fotografar tudinho e fazer posts detalhando essa organização!! 

Contudo, além das coisinhas do baby é importante a mamãe organizar as suas também!! Esse é o momento para comprar os pijamas ou camisolas que usará na maternidade, o sutiã de amamentação e os protetores para os seios, o chinelinho e as roupas para voltar para casa! É o momento de organizar a mala também!! A minha está prontinha esperando o grande momento. Sobre isso também farei um post específico e ilustrado!

Outra dica importante é marcar depilação (tudo deve estar limpinho), manicure e pedicure e, quem sabe, um reparo nos cabelos. Eu já agendei horário para a próxima semana!! 

Meus queridos, por hoje é isso! Acreditam que estou impaciente por estar em casa e sem "nada" para fazer!! Pois é, parece que os ponteiros do relógio estão andando para trás hoje!! Além de escrever no blog, estou ouvindo cantigas infantis com  o Matheus e teclando com as amigas, mas isso ainda é pouco... Ok, eu preciso desacelerar!! Eu estou tentando!!! 

Bjuss e até!!