14 de nov. de 2014

Ritual de mudança do guarda-roupa a cada nova estação

Bommm dia gente linda!!! Eu estava com saudade de postar no blog, mas a vida está corrida, muitos preparativos para o Baby Shower do Matheus e outras coisinhas mais... Adoro essa agitação!!

Enfim, hoje vou compartilhar com vocês algo curioso e interessante, ao menos para mim. Vou falar sobre as roupas usadas em cada estação do ano aqui no Canadá!! Diferentemente do Brasil, aqui as estações são definidas e bem marcadas, logo, o guarda-roupa deve acompanhar essas marcações e estar adequado ao clima!



Ao contrário do que as pessoas pensam, o Canadá não é um lugar frio durante o ano inteiro. O verão pode ser bem quente e mesmo no inverno algumas regiões do país são mais quentes como os estados localizados mais ao sul do país. Mas na maioria dos estados, o inverno chega a temperaturas negativas.


As estações...

Na primavera, que se inicia em março, o clima é agradável e com paisagens inspiradoras. As temperaturas variam entre 16ºC e 20ºC. Durante a estação, as árvores florescem conferindo um clima bastante agradável ao ambiente.


Entre junho e julho, no verão, o clima no Canadá é bastante úmido e nos dias mais quentes as temperaturas podem, atingir a marca dos 35ºC. 

  
Já o outono no país acontece entre os meses de setembro e novembro. O clima durante a estação é bem fresco, e o outono é a estação do ano que fornece paisagens mais bonitas às cidades. As árvores ficam todas coloridas nos tons do país, laranja, amarelo e vermelho. Um encanto! As temperaturas durante os meses de outono oscilam e ficam perto de 18ºC durante o dia e por volta de 4ºC durante a noite. 
 

O inverno no Canadá é mais longo. Acontece de dezembro a março e pode chegar a menos 30ºC. A temperatura depende muito do lugar, assim como a neve. Quanto mais ao norte, mais frio. 

Diante dessas especificidades o vestuário dos canadenses também segue padrões de adequação. É incrível o quanto as marcações do clima estão explícitas nas roupas. Eu considero curioso, pois no Brasil, a depender de região que se vive, só usamos um tipo de roupa. Já aqui se compra por estação... Não considero a parte de comprar ruim, afinal, mulher adora compras!! kkkkk

Então vamos aos detalhes!!

Já no final do inverno, enquanto a temperaturas ainda estão baixas, mas não mais negativas, já é possível ver as moças com as pernas de fora. Vestindo saias muito curtas elas desfilam pelas ruas como se estivessem celebrando o fim do inverno rigoroso!! Creio que esse gesto tenha o sentido de liberdade do corpo, o qual ficou escondido por 4 ou 5 meses embaixo de enormes casacos, meias de lã e botas!! 

Assim como no Brasil, aqui a primavera é colorida e todo esse alto astral reflete nas roupas. As pessoas usam e abusam das cores! Além disso, essa linda estação é uma prévia para o verão e as pessoas aproveitam para "sair da toca". Assim as ruas e os barzinhos ficam repletos de pessoas!

Pelo fato de a mudança de temperatura de uma estação para outra ser tão brusca e as roupas de inverno ocuparem um enorme espaço nos armários, assim que a primavera começa acontece a famosa limpeza do “storage”, conhecida também como spring cleaning. É no porão das casas ou na garagem que os canadenses colocam todas as roupas de inverno estocadas em caixas ou bolsas, e fazem a troca das roupas de inverno para os modelitos de primavera-verão.

Com a chegada do verão as pessoas mudam rapidamente os hábitos, as roupas,  os carros e etc! É no verão que vemos as motos nas ruas e os carros conversíveis. Quanto ao vestuário a tendência é subir ainda mais as saias, abusar das blusas leves e dos shorts e capris. Nessa estação os casaquinhos usados na primavera para proteger do vento são dispensados completamente!! 

As ruas ficam movimentadas, os bares lotados, os parques são aproveitados como nunca em atividades que integram a família e seus pets. É uma festa!!

Terminando o verão temos a chegada do outono. Aliás, considerada por mim a estação mais encantadora do Canadá devido as cores que se misturam e tornam as cidades cenários de filme!! Se me perguntarem em que estação visitar o Canadá eu direi o outono. As temperaturas são amenas e as paisagens fascinantes!

Essa estação costuma ser chuvosa e e a preocupação com isso reflete nas vestimentas!! Então é a época do ano que mais vemos os canadenses usando agasalhos que protegem contra as chuvas e os ventos. Como já comentei num post o uso do guarda-chuva não é comum por aqui (apenas os estrangeiros usam), pois os ventos não deixam esse acessório inteiro por muito tempo.. Logo, o uso de casacos, capas e botas de chuva é mais indicado!! O incrível é que os nativos seguem a risca essa orientação!




Até os pets usam agasalhos!!

As temperaturas do outono são mesmo uma preparação para o invernooooo, o temido inverno canadense!! No final do outono já é possível ter dias bastante frios, os quais indicam que em breve a neve dará o ar da graça...

E eis que em dezembro inicia o inverno de fato!!! E aí meus amigos o guarda-roupa sofre uma completa transformação!!! Nada de blusas leves e delicadas, adeus saias e vestidos elegantes para o dia a dia, bye bye sapatilhas, botas leves e tênis!!! Parece exagero, mas não é!!! Para suportar as temperaturas negativas é preciso muito casaco pesado, meias de lã, botas, cachecóis, tocas, luvas, protetor de orelhas e chocolate quente!!!




Mais uma vez os animais são lembrados!! É lindo vê-los passeando com roupas e sapinhos!

Mas... Como os ambientes são climatizados a gente pode cometer equívocos. A dica é sempre checar as temperaturas antes de colocar o nariz para fora de casa. Aqui entendemos o sentido de sensação térmica, o famoso feels like divulgado em todas as emissoras de tv e rádio do país. Os canadenses tem o hábito de verificar as temperaturas e condições do tempo antes de sair. Algo que se aprende após achar que está quente e tremer de frio no ponto do bus!!! 

Bem, no inverno não temos opção quanto ao vestuário!! O casaco e todos os outros itens citados são necessários à sobrevivência na neve!!! Como eu disse os lugares são todos climatizados e é comum sentir calor e tirar os casacos, mas não há possibilidade de colocar o nariz para fora sem estar protegido,  a menos que o objetivo seja virar sorvete!!! 

Quando saímos nas ruas a sensação de frio é tão intensa e desesperadora que o jeito é entrar em lojas para aquecer e continuar a caminhada!! Isso é comum por aqui também, eu diria que tão tradicional quanto o copão de café ou chocolate quente!!

Uiiii, já estou na preparação para o inverno!! Guardei as roupas de primavera e verão na mala e reorganizei o guarda-roupa!!! Também comprei umas blusas quentinhas, pois não vale a pena investir em novos casados para passar apenas essa temporada. E teria que ser um big casaco para poder abrigar uma big barriga!! kkkk

Estou ansiosa pela chegada na neve, pois os primeiros flocos são mesmo encantadores!! Quero aproveitar para fazer fotos nos parques e construir um boneco de neve!!! A neve até o Natal é linda, maravilhosa, um encanto!! O problema é depois, pois parece que nunca termina... 

Meus queridos, espero que gostem dessas curiosidades e que estejam preparados para visitar o Canadá na estação que considerarem mais apropriada, pois todas são fantásticas!!

Um beijo e um copo de chocolate quente para aquecer, para me aquecer!!! No Brasil vcs já estão aquecidos!!











x