1 de nov. de 2014

Mais uma semana do agito!

Bommmm dia!!! 

Pessoal, quanto agito nesses últimos dias! Nem tive tempo de parar para atualizar o blog para vcs... Mas hoje estou aqui para colocar a conversa em dia ou ao menos tentar!!

Essa semana já começou com os preparativos para o Halloween, celebração tradicional no Canadá. Na escola a professora propôs o concurso de abóboras decoradas e falou da possibilidade de irmos fantasiados. Além disso, fizemos uma visita ao Museu da Penitenciaria de Kingston na quinta-feira.... Fora as coisas da escola, ainda me juntei com a Dani e a Chris para decidir e organizar detalhes do Baby Shower!! Ou seja, uma semana atípica!

Quanto ao passeio ao Museu da Penitenciária, posso dizer que foi interessante e assustador. Interessante porque conhecemos um espaço real, o qual preserva muitas de suas características originais e assustador porque haviam instrumentos de tortura nada agradáveis de se ver e imaginar... Enfim, mas os que ali estavam deveriam pagar por um crime cometido. Deixo as fotos do passeio.













A parte animada do blog de hoje será por conta do Halloween e do concurso de abóboras decoradas... Não temos  a tradição dessa festa no Brasil, embora muitas escolas já estejam incorporando em seus calendários letivos, sobretudo as bilingues. Entretanto, essas pequenas manifestações são restritas a um espaço fechado. Aqui é diferente pois a grandeeee maioria se caracteriza e sai as ruas - as crianças e suas famílias em busca de doces e os jovens em busca de diversão.


Entendendo a história...

Halloween é um evento tradicional e cultural, tendo como origem as celebrações dos antigos povos Celtas e Romanos.

O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis.

Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en.
Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte.
Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com o dos vivos.

Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir.
Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, eles as abandonaram.
O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passou ser conhecido como o "Dia das Bruxas".

 Trick or treat

A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar).
No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas (ou Finados no Brasil), os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha.
Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador.
Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.

Fonte: http://www.timeanddate.com/holidays/canada/halloween

Agora que vocês já conhecem a história do Halloween podemos dar continuidade as nossas  travessuras da semana... Então, ontem fui para  a escola de inglês vestida de Branca de Neve, estava um pouco "inchada" porque comi muitas maçãs na noite anterior... kkkkk 

Ontem também aconteceu o concurso de abóboras decoradas!! Eu que não sou boba levei uma sacola com alguns adereços, papéis e cola quente. Assim não tive dificuldades para criar a minha obra de arte!! Mas emprestei os materiais para os colegas...

A criação das abóboras foi um momento divertido e descontraído. Todos os colegas se envolveram, até mesmo aqueles que não tem esse costume em seus países, tais como os chineses e coreanos.  Apenas as árabes não quiseram participar, mas é perfeitamente compreensível. Mas elas sugeriram receita para ser feita com a semente retirada das abóboras...

Voltando as abóboras, após o momento de criação elas foram colocadas em outra sala para que fossem avaliadas pelos colegas das outras turmas e demais pessoas da escola - avançado, pessoal do escritório, turmas que fazem curso de cuidadores. Em seguida, a professora Tiffany deu início a contagem de votos assessorada pela Branca de Neve barriguda!! A minha abóbora era a de número 5, então, cada voto para ela eu comemorava!!! kkkkkk A disputa foi acirrada entre as abóboras 1 e 5. Ao final empatamos e foi uma festa latina, pois os criadores da abóbora 1 são cubanos...

Ahh a abóbora 5 teve até torcida!! As amigas Dani e Thais foram na escola prestigiar esse momento engraçado!!! Depois disso fomos comemorar a vitória no Sakura!!

A noite a festa continuou na casa da Chris!!! Chegamos lá por volta das 6:40 hs e as ruas do bairro já estavam tomadas por crianças fantasiadas e suas famílias em busca de doces!!! Saímos com o Leo e também coletamos muitos doces!! Os meninos ficaram em casa para atender as crianças que batiam na porta em busca de guloseimas... As pessoas que não desejam participar da festa mantém suas casas com as luzes apagadas, isso também acontece quanto acabam os doces!!

Resumindo posso dizer que me diverti muitooooo!!! Gostei de ver o movimento das crianças correndo com suas cestinhas ou sacolões em busca de doces!! Achei interessante a receptividade das pessoas qua abriam as portas sorrindo para entregar as guloseimas. 

Enfim, conheço a origem do Halooween, mas posso afirmar que atualmente o propósito é outro, ou seja, o lado lúdico está em evidência!! Essa ludicidade torna  a festa leve e divertida. Então, independente de religião, crença ou credos é uma festa tradicional aqui, a qual teve os sentidos e significados alterados ao longo do tempo! E ano que vem tem mais!!! Irei com o Matheus bater nas casas em busca de doces!! 











 A campeã!





 Rex trancado para não criar confusão na porta...

Meus queridos por hoje é isso!! Amanhã postarei minha explicação sobre o vídeo do samba que está circulando na rede e me fazendo famosa! kkkkk 


Bjuss e um lindo sábado para todos!!