23 de out. de 2014

Ataques em Ottawa - fato lamentável

Olá!!


Meus queridos, como todos sabem o blog foi criado quando cheguei no Canadá com o objetivo de registrar as minhas aventuras nas terras geladas. Até esse momento todas os registros foram informativos e divertidos, mas hoje não tenho como deixar de compartilhar com vocês a minha tristeza pelos ataques ocorridos ontem em Ottawa, capital do país.  Tendo a oportunidade de conhecer o Canadá e os canadenses posso afirmar que o ocorrido foi lamentável, uma ação covarde.

Sempre que sou perguntada sobre a vida nesse país, faço questão de ressaltar o quão maravilhoso é viver aqui e o quanto os canadenses são amigáveis e pacíficos! O povo canadense é muito cortês e extremamente educado. Por estarem acostumados a receber estrangeiros dos mais diversos países são pessoas tolerantes e que respeitam a individualidade do outro.

Assim sendo, saber dos ataques me deixou comovida. Algo covarde e praticado por um homem acolhido pelo país, um cidadão canadense! Os atos terroristas aconteceram numa das cidades que mais gosto do Canadá, Ottawa. Numa região central em que se localizam prédios históricos como o Parlamento e o Museu da Guerra - lugares atacados - sem contar o Shopping. Sem dúvida um ato isolado praticado por um radical fraco.

Quanto a repercussão disso tudo posso dizer que, embora seja um país pacífico, todos estão preparados para esse tipo de acontecimento, tanto que todas as  escolas fazem treinamentos sistemáticos de como agir nessas situações - Lockdow (já relatei num post como isso funciona). Ontem, após a divulgação dos fatos na mídia, recebemos ligações da escola se dispondo a esclarecer o ocorrido. Ou seja, há preocupação com o outro.

Hoje na escola eu tive a certeza que deveria escrever esse post ao ver a minha professora de inglês chorar ao dizer que sentia orgulho dos guardas do Parlamento, os quais revidaram o ataque, bem como ao ouvir ela dizer que ainda bem o extremista se tratar de um cidadão canadense, assim nenhum outro povo ficará com o estigma! Achei isso extremamente educado da parte dela e tenho certeza que sua fala reflete o pensamento dos canadenses em geral.

Bem, como eu disse essa situação me deixou triste, mas em nada mudou meu encantamento com o pais e carinho pelos canadenses! O alerta de segurança no país foi alterado e espero que isso não se repita.