16 de out. de 2014

Consulta, exames e mais algumas trapalhadas e observações...

Bom dia!!! 

Hoje está quente e chovendo em Kingston! As previsões do tempo anunciariam uma semana atípica para essa época do ano, temperaturas mais elevadas... Mas os canadenses já sabem que se trata de uma semana denominada Indian (o motivo do nome eu não sei, só imagino que seja pelo calor na Índia). Essa semana é o último respiro do calor, depois disso só frio, mais frio, maisss frio e neve!!

A semana começou com o feriado de Ação de Graças, fato que já me deixou preguiçosa... Além disso as professoras da Limestone participarão de um Congresso em Toronto amanhã, logo, sem aula também na sexta!! Já que estava nesse rítmo e hoje iria um prof substituto, o qual só conversa fiado e não ensina nada, eu resolvi ficar na minha cama até mais tarde e depois disso ir ao laboratório fazer uma exame requisitado pelo médico na consulta de terça...

Falando em consulta de terça, essa é sempre uma história. O médico que me atende é sempre diferente, pois como já compartilhei numa postagem, aqui o sistema de saúde é diferente!! Então, dessa vez fui atendida por um indiano, a criatura usava turbante e tudo! Na hora me lembrei da nova Caminho das índias. Hala hala 

Muito parecido com esse... 

O médico era muito simpático e apesar de ser indiano falava pausadamente!! Conseguimos conversar e nos entender!! Isso é um avanço!! Ahh sim, essa consulta é apenas uma avaliação rotineira, ou seja, sem verificação de detalhes minuciosos!! Apenas a checagem da pressão, peso, medição da barriga e verificação dos batimentos do bebê!! Ufa, pensa se tivesse que expor as intimidades em cada consulta e para médicos diferentes!! 

Nessa consulta o médico disse que está tudo certo com o baby e comigo. Falou isso baseado nos últimos exames, feitos no mês anterior!! Mas se tivesse dado qualquer alteração a clinica teria entrado em contato e solicitado novas avaliações, pois aqui o procedimento é esse!! Ele também informou que está no momento de avaliar a glicose, visto que é comum o desenvolvimento de diabetes gestacional nessa fase da gravidez!! 

Assim sendo, de posse da solicitação médica eu fui no laboratório que fica na mesma rua da clínica médica. Como sempre faço mostrei a requisição para a recepcionista. Porém, dessa vez ela resmungou alguma coisa que eu não entendi... Além disso, ela apontou para o relógio!! Mas como eu não tinha entendido nenhuma palavra ficou complicado deduzir a sentença!! Logo, agradeci e fui embora!!

Chegando em casa pesquisei na net e mandei msg para um amigo médico porque percebi que eu deveria tomar um suco específico antes do exame... Ele me confirmou o negócio do suco e disse que o laboratório forneceria! Mas eu continuava incucada com o fato da atendente ter olhado para o relógio e ter se negado a coletar meu sangue naquele momento!!

Ontem quando voltava da aula resolvi parar no laboratório e dizer para a moça que eu não havia entendido o procedimento... Dessa vez ela me explicou com calma e eu fiquei orgulhosa de mim mesma porque compreendi tudinho! kkkkk O exame não foi feito no dia anterior porque já passavam das 15 horas e o laboratório fecha as 16hs - o exame requer que eu tome o tal suco e espere mais uma hora para a coleta do material...

Com tudo esclarecido retornei ao laboratório hoje e deu tudo certo!! Entreguei a requisição e ela já me deu o suco e mandou tomar e aguardar!! Gente, o suco era uma espécie de Tampico (suco do Brasil) piorado!! Eu não gosto de nada muito doce e esse era excessivamente! Além disso era um pouco ácido, algo semelhante a uma overdose de pastilhas de vitamina C com Eno!! Mas ok, tudo pela nossa saúde!! Também poderia ser pior, né? Esperei somente uma hora e a Carla que fez a curva glicêmica de 5 horas... Se soubesse teria levado um travesseiro porque o excesso de açúcar causa um sono incontrolável e um pouco de enjoo...


Enfim, passada uma hora fiz o teste e voltei para casa!! 

Enquanto aguardava observei muitas coisas e também ajudei uma canadense com o inglês... 
  1. As pessoas aqui têm o hábito de ler enquanto esperam. Vai ver no Brasil...
  2. Elas também fazem cruzadinhas!! 
  3. Elas usam Ipad e outros equipamentos desse tipo.
  4. Como eu disse o tempo está chuvoso e todas elas vestiam casacos apropriados e botas de chuva!! Guarda-chuva não é muito comum...
  5. Elas colocam os celulares no silencioso enquanto esperam... (super polidos)
  6. Ahh teve um menino que sentou para esperar  e pegou seu Apple... O mac estava um pouco sujo e ele para limpar dava uma cuspidinha e passava a camiseta! Um nojo! Fiquei observando com cara de ecaaaa...

Ahhh  sim ajudei uma senhora cujo nome é Mary! Ela foi chamada para fazer  o exame mas não ouviu claramente seu nome e nem o número da cabine... Ela me perguntou e eu pude confirmar: Yes Mary!! Cubicle 2. Agora estou ainda mais orgulhosa de mim!!! Ajudando canadense!! Deduzo que a senhora é canadense pelo nome e aparência - alta, loira, magra...

Meus queridos por hoje é isso!! Sigo evoluindo no inglês e registrando tudo para compartilhar com vocês minhas trapalhadas de cada dia!! Bjuss