24 de abr. de 2014

Teste escrito de direção, muita diversão!!

Olá!!! 

Queridos amigos, hoje vou compartilhar com vocês a alegria de ter sido aprovada na primeira etapa do teste de direção, a prova escrita! Num primeiro momento vocês poderão pensar que foi moleza, pois já tinha carteira no Brasil e dirigir ou aprender regras é do mesmo jeito em todo o mundo... Sim, mas aqui tem regras muitoooo específicas para a província de Ontário e, o principal agravante, fiz o teste em inglês!!

Vamos aos detalhes dessa história!!!

Na quinta-feira passada o marido me avisou que eu precisaria fazer o teste para obter a G1- uma carteira que me permite dirigir acompanhada de um condutor com 4 anos ou mais de habilitação G2 ou G Full. Normas locais!! Poxaaaaa ele me avisou na quinta à tarde e viajamos para Toronto da sexta pela manhã!!! Levei o livrinho das regras na bagagem, mas é claro que não troquei os passeios por horas de estudos!!! Não sou doida!!! Além do mais os amigos Milena e Glênio indicaram um site onde é possível fazer provas online, cujas questões são iguais os semelhantes as do teste real!!!

Retornamos de viagem na segunda-feira à tarde e a noite eu iniciei a maratona de testes no tal site!!! Eram 8 testes, sendo que os 5 primeiros tinham 40 questões cada, o 6 e o 7 tinham 100 perguntinhas cada e o oitavo tinha apenas 200 questõezinhas!!! Tudo em inglês, claro!! Na primeira rodada eu ia lendo e traduzindo o que não sabia (muitaaaaaaaa coisa) para tentar compreender, afinal sou profa e tenho minhas metodologias... A partir da segunda rodada eu já tinha internalizado (decorado mesmo) muitassssss questões e respondia com mais facilidade! Quando cheguei aos testes 7 e 8 as perguntas se repetiam com mais frequência, logo, os acertos se tornaram mais frequentes!!

Fiquei nesse ritmo frenético de testes até ontem à noite e resolvi que faria o teste hoje na cara e na coragem, pois estava me saindo muitoooo bem nos testes do site!! Já nem lia mais a questão completa, clicava automaticamente a partir de uma palavra-chave gravada por minha excelente memória!!

Então, hoje às 14:30 fui para a escola (tipo DETRAN) junto com as parceiras Macarena e Mariela. Afinal, alguém precisava me dar suporte nesse momento... Fui atendida por um moço jovem, loirinho  e gordinho – carinha de gringo mesmo! Ele foi super querido e atencioso!! Eu expliquei que não falava inglês fluentemente, aliás, léguas de distância disso, e que precisava fazer o teste... Ele entendeu!! Ufaaaaaaaaaaa! A primeira etapa estava Ok!!

Na sequência pediu meus documentos – passaporte, CNH do Brasil e tradução da CNH feita na Embaixada do Brasil em Ottawa. Explicou-me os procedimentos e me deu um formulário para preencher... Nessa hora as amigas entraram em ação, pois era muita coisa pra ler e compreender!!! Minutos depois o formulário estava preenchido, datado e assinado!! Datar é algo muito complicado para mim, pois é ao contrário!!! Ah, a essa altura eu estava tão nervosa que não via mais nada e muito menos entendia...

Mas, mesmo sem ver ou entender a etapa seguinte foi o teste de visão. Aqueles que a gente coloca os olhos na maquininha e vai dizendo as letras, no caso aqui foram os números! Menos mal porque eu sei contar de 1 a 10 em inglês!!  Kkkkkkkkkk

Depois disso fiz o teste de percepção!! Aquele que a luz pisca em vários lados e é preciso dizer onde ela está piscando!! No Brasil seria fácil, né?? Direita, esquerda, acima, embaixo! Tive que dar essas coordenadas em inglês!! Sei que é superrrr fácil, mas eu estava tãooooo nervosa que só conseguia rir da situação! Mas eu dei conta de dizer onde a luz estava piscando e, para complementar, ainda fiz os movimentos indicativos com os braços!!! Podem rir, foi muito engraçado para quem estava assistindo a cena!

Em seguida, precisei me posicionar para a foto! Foto essa em que eu deveria estar séria, pois estava escrito “no smile” no painel! Quem disse que eu consegui na primeira tentativa?!!! Três tentativas depois e eis que a foto foi tirada!!!

Na sequência ele me fez algumas perguntas, entre as quais:


- Qual a sua altura?
- Qual seu endereço?
- Seu nome completo?
- Qual sua data de nascimento? (essa também deve ser dita de trás para frente!!)

Eu fui convicta na resposta de todas elas!!!

Genteeeee, tudo em inglês! Eu nervosaaaaaaaaa!!!!

Resultado: entendi tudo, mas respondi para ele em português, mas sem querer, pelo hábito do idioma!

A cada resposta dada ele me olhava com cara de interrogação!! Tadinho, tão bonzinho!!! Ele fazia a pergunta novamente e eu me concentrava para responder em inglês!! Consegui!! Mais uma etapa superada!!

Ahh como se não bastasse as perguntinhas ele ainda pediu para que eu escrevesse meu endereço num cartãozinho e assinasse dentro do retângulo. Eu tenho sérios problemas com isso!! Assinar dentro do retângulo é complicado para mim, não consigo! Dias antes eu também precisei escrever dentro do retângulo e só consegui na segunda tentativa!! 

O retângulo nem era  bonitinho como esse...


Penso que seja trauma dos inúmeros cadernos de caligrafia que fiz na infância!!! Letra redonda e dentro da linha!! Detestoooooo, abominoooooooo caligrafia!!! Kelly Glay tem horário no consultório para curar meu trauma de infância??



Depois de tudoooooo isso ele me entregou a prova e um lápis amarelo com borracha na ponta!!! Mandou-me sentar numa cadeira que tinha perto do guichê e disse para voltar quando terminasse!! Lá fui eu certa de que me daria bem, pois tinha feito, refeito, feito novamente os testes no site... As 20 questões referentes às placas de sinalização foram moleza!! Uhuuuuu gabaritei!  Mas as outras 20 de leitura e interpretação... quanta interrogação! Nada!! Foi fácil também! Todas as questões são mesmo semelhantes ou iguais aos dos testes online!! Valeu a pena treinar!

Minutos depois retornei ao guichê e entreguei a prova para ele! Ele pegou o gabarito e checou na hora mesmo e na minha frente! Disse-me que eu havia errado 3 questões e que tinha sido aprovada!!! Ele disse: “You passed! Good job!”

Penso que ele tinha certeza que eu não passaria!! Kkkkkkkkkk

Gente, só sei que foi assim!!! Uma experiência interessante! Um desafio cumprido!! Agora terei que estudar para o teste prático, mas isso com tempo porque não tenho pressa e não me importo de ser fiscalizada por um motorista com mais experiência!

Depois de tudo isso, as meninas e eu fomos bater pernas em algumas lojas para descontrair um pouco! Eu descontrai tanto que até pintei um desenho no espaço reservado para as crianças... Relaxei!!



Abaixo o site com os testes caso alguém pretenda mudar para o Canadá!!




Um grande beijo!!!