7 de jul. de 2014

Fomos na médica

Olá!! Saudades de escrever, mas ando tão enjoada que nem acessar o blog eu tenho coragem... Enfim, falta pouco para completar três meses e dar adeus aos enjoos!! Espero!!

Hoje vou compartilhar com vocês a experiência de ir ao médico no Canadá e todas as confusões do idioma... O Glen havia agendado um horário com a Dr. Suzan MC Donald's (médica de família) e hoje, no horário marcado, estávamos lá!

Logo que chegamos, a secretaria entregou um potinho e me encaminhou até o banheiro para que fosse coletada a urina!! Mas quem disse que eu faço pipi sob pressão? Eu tentei, juro que tentei!!!

 Assim que saí do banheiro (com o potinho vazio) uma senhora me chamou pelo sobrenome e se apresentou como sendo a enfermeira "fulana" (não lembro o nome). Levou-me até uma sala e disse que me pesaria, tiraria a pressão e faria perguntas gerais sobre a minha vida e hábitos. Após isso, me encaminhou para outra sala e disse que a médica chegaria em minutos.


Então, minutinhos depois surge a Dr. Suzan. Uma senhorinha muito fofa que nos transmitiu tranquilidade já de cara. Ela se apresentou e disse que seguiria o protocolo de perguntas comuns em consultas pré-natais. E assim foi por mais de uma hora!! Ela perguntando, nós respondendo... Ou, ela perguntando, nós não entendendo e ela tentando explicar em espanhol!! 

Após todo o interrogatório ela nos falou sobre os exames que seriam solicitados e a importância de cada um, especialmente, a translucência nucal, exame realizado por meio de ultrassom entre a 11ª e a 13ª semana de gravidez. No Brasil, tal exame não é realizado de rotina numa gravidez normal. A indicação para o exame é o fato de a mãe apresentar um risco maior de ter um bebê com síndrome de Down, como ter mais de 35 anos de idade ou casos de anormalidades congênitas ou genéticas na família, tanto da mãe quanto do pai. Entretanto, no Canadá, há um cuidado muito grande quanto a isso e as famílias têm a opção de interromper a gestação caso algum problema seja detectado.

Enfim, após todas as perguntas, explicações e repasse de requisições para exames a médica nos disse que teríamos 3 opções: permanecer com ela, tentar procurar um obstetra ou optar por uma midwife (parteira - comum aqui). Nós optamos em permanecer com ela até a 28ª semana de gestação, pois nos transmitiu segurança. Após isso seremos encaminhados para um obstetra, o qual dará as orientações específicas sobre parto e etc. E, quando o bebê nascer, voltamos para ela, pois aqui os médicos de família acompanham as crianças desde o nascimento...

Um detalhe que chamou a nossa atenção foi o fato de não ter nenhum exame físico, ou seja, uma olhada geral... Mas tenho consulta daqui 15 dias.. Talvez ela me examine!!

Saímos do consultório e fomos para o laboratório coletar sangue. Entregamos uma folha com as requisições e eu fui encaminhada para a cabine de coleta. Foi tudo tranquilo. Ao retornar o Marcos disse que havia outra folha com mais requisições de exame de sangue... Tudo bem voltei para a cabine e furei o outro braço!! Quem manda não ler com atenção!

Os próximos exames são dois ultrassons, um com a bexiga cheia (aiiiii nesse eu sofro pq sou Maria Mijona) e o da translucência nucal que devo esperar mais 2 semanas.

Bem, essa foi nossa primeira experiência com médico no Canadá!! Um pouco diferente do Brasil, mas muito confortável!! Agora é só esperar pelos exames e torcer para que o baby se mostre e eu possa iniciar as compras!!

Ahh um detalhe importante, todas as consultas, exames e parto são cobertos pelo governo do Canadá. Não teremos gastos. Ufaaa!! 

Meus queridos, por hoje é isso!! Um beijo e um queijo!!