2 de set. de 2014

Volta às aulas

Oláaaa!!! 

Hoje estou aqui para compartilhar com vocês  o primeiro dia da volta às aula nas escolas de Kingston. Parece estranho porque no Brasil estamos acostumados com as férias "grandes" em dezembro e janeiro não é mesmo? Então, aqui o calendário escolar é diferente por uma questão lógica (ao menos lógica para mim), em julho e agosto estamos no verão, logo, as famílias têm a opção de desfrutar intensamente essa pausa. Se as férias escolares fossem como as nossas, em dezembro e janeiro, as pessoas ficariam enfurnadas em casa porque o frio é de lascar!!! Então, o semestre aqui começa em setembro, temos uma pequena pausa em março e o recesso de Final de ano em dezembro. Parece estranho, mas é só uma questão de inverter e tá tudo certo!!

Bem, hoje eu fui pra escola muito mais segura do que no primeiro dia de aula em janeiro de 2014. Não que eu esteja expert em inglês, aliás longe disso, mas é que eu avalio que avancei muitooooooo. Hoje consigo me comunicar com as pessoas, fazer perguntas, entender e ser entendida... No primeiro dia de aula em janeiro, eu estava em Kingston havia duas semanas e tudo era desesperador! Lembro-me que o Marcos foi me deixar na escola e que eu estava gelada de nervoso (e pela neve também). Tamanho era meu desespero que tive dor de barriga antes de sair de casa.... Mas fui acolhida pela professora Carol e me encantei!

Enfim, hoje foi diferente, pois já evolui e também porque conheço o espaço, as professoras e compreendo a importância do inglês na vida das pessoas  e para a minha sobrevivência em Kingston!! Como sempre cheguei cedo porque pego carona com o marido!! Aproveitei para ir no escritório e me certificar dos valores do semestre e respectivos professores. Diante dessas informações decidi que manterei os 5 dias de estudo pela manhã e mais 3 dias a tarde. De manhã as aulas são com a profa Tiffany e a tarde com a querida Carol!!

Depois disso foi só colocar a conversa em dia com os colegas que chegavam aos poucos, dizer que está tudo bem comigo e com o baby, responder o que fiz nas férias, rir e retomar a rotina de estudos!! Por ser o primeiro dia não havia muitos colegas novos e muitos antigos também não apareceram. Isso é comum no recomeço...

O mais interessante é a multiculturalidade do Canadá, uma país aberto, receptivo, acolhedor!! Andar pelos corredores da Limestone é perceber o quanto somos únicos e muitos ao mesmo tempo. Essa experiência de morar no exterior me permite refletir sobre o meu país e as tantas coisas que devem ser modificadas, mas também é uma possibilidade única de conhecer e entender o outro e sua cultura.

No ano passado eu estranhava quando os chineses e japoneses comiam de boca aberta e fazendo barulho, achava horrível "chupar" o chá, considerava uma tremenda falta de educação quando, muitas vezes, eles arrotavam em sala!! Assim como já julguei o modo de vestir mais extravagantes de alguns, falei que jamais usaria véu ou burca como os muçulmanos... Hoje, posso dizer que não concordo com muita coisa, mas que respeito por saber que são hábitos construídos social e culturalmente!! O que será que eles pensam da minha alegria contagiante? Das minhas risadas? Dos meus abraços nos colegas latinos e também nas profas? Para eles deve ser muitoooo estranho!!

Mas já que mencionei essas diferenças vou ter que contar sobre o colega novo... Ele é do Paquistão!! Seu idioma materno é o Urdu. Gente, ele é um senhor muito engraçado!! Chegou um pouquinho atrasado e cumprimentou a professora numa formalidade que só vendo.  Parou ao lado dela como uma estátua humana e pra tudo dizia "Thank you"!! 

Depois disso se apresentou  e percebi que ele tem necessidade de falar, fala muito e super rápido!! O sotaque eu não gosto, pois me soa irritante, mas ele também deve achar o meu estranho, feio... Só sei que ele me lembrou o Leôncio, um senhorzinho que ajudava minha avó nos serviços de jardinagem lá no Rio Grande do Sul.... Não sei o motivo, mas para mim ele era o próprio Leônico. Então, para não me fixar no sotaque eu recordei a infância e os intermináveis causos do amigo Leôncio!!

Ahh a escola estava enfeitava para nos receber, uma gracinha!







Minha gente por hoje é isso!! Além do recomeço das aulas a partir de hoje eu tenho que preparar o jantar que será também o almoço do dia seguinte. Arrumar minha marmitinha com frutinhas e comida e não esquecer a garrafa d' água. 

Tenham uma linda noite!! Bjus