28 de jan. de 2015

Malas prontas!! Mais dicas para as futuras mamães...

Boa noite!!  

Como podem ver na foto, eu SOU UMA BARRIGA!!! Barriga de nariz de batata como diz o marido... Ainda tenho que ouvir isso!!! kkkkkk

Hoje vou contar para vocês como foi o processo de organização das malas para esperar nosso baby! Embora pareça uma tarefa simples, exigiu pesquisas em sites especializados, tempo, ajustes e bom senso. Por considerar que alguns sites exageram nos itens que devem ser levados para a maternidade resolvi compartilhar com as mamães amigas as minhas dicas, as quais não são regras e nem as melhores, apenas são as que considero ideais para mim aqui no Canadá!!!

Aqui é um pouco diferente do Brasil! O hospital fornece uma lista com os itens que devem ser levados pela parturiente. Como tudo é muito prático, a tal lista é sucinta. Eu como boa brasileira fiz as malas de acordo com a cultura do Brasil, mas usando o bom senso...

Aqui o hospital sugere que a mala da mamãe contenha:

pijama
chinelos 
escova e creme dental
escova de cabelos
prendedor de cabelo
produtos de higiene pessoal
absorventes
calcinhas grandes (como se pudesse ser diferente, uma vez que aqui só tem calçola ou fio dental)
biscoitos e sucos

E na mala do baby deve ter:

bebê conforto (Cuja prática do papai na colocação do baby será testada. A família não sai do hospital sem provar que sabe acomodar o bebê nele)
roupa para saída do hospital (Maior diferença do Brasil. Aqui o baby fica o tempo todo no quarto com a mãe e enrolado no cueiro do hospital. O uso de roupas não é recomendado, pois são feitos exames a cada hora)
fraldas
meias
paninhos de boca

Como vocês puderam ver eles são mesmo simplistas!!!

Então vamos aos detalhes da arrumação das nossas malas!!!

Um parto normal não tem uma data programada, dai a importância de preparar as malas para a maternidade com alguma antecedência. A indicação é de que elas estejam prontas já na 32 semana, mas eu finalizei as nossas na 36.  Um detalhe que deve ser considerado é o crescimento da barriga, pois a medida que ela aumenta a disposição diminui e o desconforto aumenta. 
Quanto a organização das maletas é bom checar as recomendações da maternidade quanto aos itens sugeridos ou indicados. 
Eu optei por fazer as malas separadamente, ou seja, uma minha e do marido e outra do Matheus.

Na minha tem:

2 pijamas
1 par de chinelos para uso no quarto
1 par de chinelos para banho
6 calcinhas (ou melhor calçolas de vovó)
2 sutiãs amamentação
2 pares de meias
2 pacotes de absorventes
1 pacote absorventes para os seios
produtos de higiene (creme dental, escova dental, escova cabelos, shampo, sabonete liquido, desodorante, creme hidrantante e creme para estrias)
estojo de maquiagem
2 prendedores de cabelo
1 touca para banho
1 cinta pós parto
roupa para deixar a maternidade
roupas para o marido
2 toalhas ( a maternidade fornece, mas sou chapinha)





O mais diferente nessa mala é o estojo de maquiagem, certo? Mas considero importante estar com a cara bonita na foto. kkkkkk O parto já é desgastante, imagina ser fotografada com cara de exaustão ou desleixo?! Sem contar que as visitas ficarão assustadas!!!  Nada de exageros, mas blush, batom e lápis de olho não fazem mal para ninguém!!!

A mala do Matheus tem:

1 cueiro
1 manta leve
1 cobertor antialérgico
1 saco de dormir
6 paninhos de boca
3 mudas de roupas separadas em saquinhos
1 muda de roupa para saída da maternidade
15 fraldas NB
pomada de assadura
produtos de higiene
enfeite de porta (aqui isso não existe)

Já sei que aqui só vou usar  a roupa de saída da Maternidade, mas não custa levar né?


Roupas separadas nos saquinhos. Não coloquei etiquetas com datas porque aqui não será necessário... Mas no Brasil é uma boa dica!

 Produtos de higiene do baby

 As roupinhas...



Essa será usada na saída da Maternidade


Também levaremos:


o bebê conforto
o travesseiro de amamentação
a cesta com as lembrancinhas
celulares e câmera fotográfica 

Não esqueça os documentos:

Carteirinha do plano de saúde
Documentos pessoais (RG e CPF da mamãe e do papai ou acompanhante)
Cartão pré-natal ou exames realizados durante a gestação
 Aqui só levarei o cartão de saúde, pois é tudo computadorizado




Como eu fiz!!!

Como vocês puderam observar eu adequei a mala do bebê com as indicações do hospital e as minhas frescurites. Arrumei as roupas em saquinhos para cada dia. Em cada saquinho eu coloquei: 1 body, 1 par de meias, 1 fralda e a roupa.

As roupinhas dele eu lavei com mais de um mês de antecedência, pois estava ansiosa com a organização da coisinhas. Usei sabão liquido e específico para bebês. Como uso secadora e a mesma é super quente eu não passei as roupas, apenas alisei, dobrei.  e guardei. Dispus tudo na cômoda e coloquei sachês feitos com sabonete Dove picadinho. 

Na cômoda separei por gavetas. Na primeira coloquei as roupas NB, meias, sapatinhos, paninhos e etc. Na segunda organizei as roupas de 3 a 6 meses e na terceira coloquei a roupas maiores, lençóis e cobertores.

A foto é na net, mas segui esse modelo, ou seja, as roupinhas enroladas para ocupar menos espaço.

As toalhas e cueiros eu arrumei em caixas na table changing, assim como os produtos de higiene.

Essas são as lembrancinhas!!! Fiz simples porque aqui não tem muitas opções e não dá para encomendar...Sistema faça você mesmo!!! Comprei as mamadeirinhas e enchi com MM'S. 



Por hoje é isso!!! Eu volto contando sobre os preparativos pessoais - depilação, unhas e etc. 

Bjuss e uma boa noite!!