14 de dez. de 2014

Organização do Baby Shower

Olá pessoal!!! No post de hoje vou compartilhar com vocês algumas coisinhas interessantes de como organizar um Baby Shower, tendo como base o do Matheus!!

baby shower é uma reunião divertida para festejar o final da gravidez e a chegada do bebê. Este acontecimento costuma ser festejado um mês a mês e meio antes do bebê nascer e, geralmente, é organizada pela futura mãe, irmã ou por  amigas próximas!! Foi até certo tempo uma festa feminina, mas hoje o papai  e seus amigos também são bem vindos! 

A organização do Baby Shower vai depender do quantitativo de pessoas, do espaço e do que se pretende servir! Não é uma tarefa fácil, pois envolve muitos detalhes, logo, a futura mamãe necessita mesmo de ajuda!!!

É preciso pensar em:

Convidados
Espaço
Convites
Decoração
Comidinhas e bebidas
Brincadeiras
Lembrancinhas
Lista de presentes

Quanto aos convidados, você deverá decidir se fará somente para meninas ou também irão os meninos! Eu optei por fazer apenas para mulheres porque seriam mais de 30 convidadas.

O espaço pode ser a sua casa, o salão de festas do condomínio, a igreja ou outro espaço. O importante é que tenha mesas e cadeiras disponíveis para que você não precise ter esse gasto extra.

Os convites podem ser comprados prontos, feitos no computador e impressos ou feitos a mão. Eu preferi fazer mais artesanalmente porque gosto de me envolver com isso, mas é algo que dá muito trabalho!

A decoração dependerá dos organizadores da festa. Normalmente as amigas são muito criativas e se empolgam, logo, ficam com essa responsabilidade! Eu fiz muitas coisas para o Baby Shower do Matheus porque gosto dessas artes. Confesso que fiz com bastante antecedência, mas a montagem no dia da festa me deixou bem cansada!! Para decorar eu  usei os elefantes que serão do quarto dele e uma amiga levou dois vaso com flores e mais dois com marchimelos, Ficou simples e bonito!


Considero muito importante o bolo de fraldas, mas não gosto daqueles exageradamente grandes e cheios de enfeites. Gosto do simples! O papai enrolou as fraldas e me ajudou a montar. Usei 40 fraldas tamanho 1.


Considero a decisão das comidas e bebidas que serão servidas algo importante! No Brasil podemos pedir para cada convidado levar um prato e  a mamãe ficar responsável pelo chá, mas sempre é bom preparar algumas coisas e receber os convidados com carinho. Eu optei por fazer alguns pratos e pedir apenas para as amigas brasileiras me ajudarem levando alguma coisa também!! Pesquisei as quantidades na internet, mas por ter uma grande variedade de comidas do tipo finger food (comer com as mãos) sobrou bastante coisa!! Fiz o cálculo para 30 pessoas, compareceram 25.

O menu foi: 

torradas com patês dispostos nas mesas dos convidados (patês de frango e azeitona)
hot dog (fiz o cálculo de dois por pessoa, mas como o pão era grande sobrou bastante)
sanduíches de atum e frango
torradas salgadas
torta de frango
risólis
queijos cortados em pedaços
brigadeiro (50 unidades)
doce de nozes (40 unidades)
beijinho (30  corpinhos)
mousse de maracujá (30 copinhos)
torta de nozes
coca cola nas versões normal e zero
suco de laranja e suco de uva
chás (deixei uma garrafa com água e vários chás disponíveis para que as convidadas escolhecem. Fez sucesso entre as chinesas.)

Os sanduíches e os doces também sobraram, mas atribuo essa sobra a variedade mesmo! Tinha muita coisa diferente e todos experimentaram um pouco de cada. Como os convidados eram de diferentes culturas, uns preferiam doces e outros salgados. Já no Brasil o povo é mais comilão e sem noção! Talvez seja interessante diminuir a variedade e aumentar a quantidade!! Comidas finger food são as melhores, pois evitam o acúmulo de pratinhos. Cada um levanta e pega o que irá comer usando apenas um guardanapo.

Mesa dos salgados, doces e bebidas!



Mesa dos convidados com patê e torradas!

 Os doces!!

A parte das brincadeiras também é importante, pois dará o tom da festa!! No Brasil é mais fácil, pois temos uma alegria natural. Já aqui tivemos que pensar sobre o que fazer e ainda estudar porque o idioma era uma barreira!! kkkkk Então, decidimos fazer uma Gincana de grupos, uma brincadeira individual e a minha sessão "pintagem"!!! Fiquei devendo a abertura dos presentes, uma tradição no Canadá, mas expliquei dizendo que eram muitos e que estava cansada!! Realmente eram muitoossss presentes e eu estava exausta!!

Gincana - dividimos aleatoriamente as convidadas em dois grupos, caracterizamos um com óculos e o outro com colares coloridos. Cada grupo cumpriu 3 atividades - acróstico do nome Matheus usando apenas palavras em inglês, preenchimento das letras do alfabeto com nomes de objetos usados com os bebês e apresentação uma uma cantiga de ninar com direito a coreografia!!




Adivinhar a medida da barriga da mamãe - essa atividade foi individual e cada convidada teve que cortar um pedaço de barbante para em seguida medir a barriga. A vencedora foi a Milena, ela acertou a medida exata.

Sessão pintagem - as organizadoras da festa recolheram alguns pertences de algumas convidadas e eu precisei adivinhar de quem era... Só acertei um e fiquei toda pintada!!!



As brincadeiras foram bem divertidas e o idioma não foi um problema!! 

Com a festa se encaminhando para o fim eu fiz os agradecimentos e entreguei as lembrancinhas que eram marchimelos num saquinho com laço azul e um cartãozinho com a frase Thank you!

Quanto a lista de presentes, aqui é normal deixar em lojas, ou seja, como acontece no Brasil para casamentos e Chás de panela! Mas eu sou chata com a questão das cores (gosto de tons claros ou azul marinho e vermelho para bebês). Além disso, já havíamos comprado algumas coisas e precisávamos de itens específicos. Então, anexei nos convites um cartãozinho com a sugestão de presente!! Posso dizer que ganhei tudo o que pedi e muitooooo mais!! Coloquei as marcas dos produtos de higiene, fraldas e lenços umedecidos, coloquei o tamanho das fraldas e indiquei as cores e tamanhos das roupas também. Ainda sugeri a loja em que poderia ser comprado. 

Ahh não posso esquecer de um detalhe importante, as fotos!! Se não tiver contratado um fotógrafo  dê essa missão para uma amiga!! No meu caso a super fotógrafa foi a Thais!!! 

Tive ainda ajuda da amiga Macarena que entregou para as convidadas um cartãozinho e solicitou que escrevessem uma msg para o Matheus e sua família! Vocês podem comprar um livro específico para isso. Eu optei pelos cartões porque pretendo montar um scrapbook. 

Espero ajudar as minhas amigas grávidas - Daiani, Márcia, Cris e Paty - a organizarem seus Baby Showers!! Sugiro que façam essa festa antes de completarem 8 meses de gestação, pois é divertida mas cansativa! Sem contar que terão que lavar todas as roupinhas e organizar todos os presentes no quarto do baby depois disso!! Aliás, hoje o domingo foi dedicado a lavar as roupas e reorganizar as gavetas. Separei tudo por tamanho, mas isso eu contarei num próximo post!!


Desejo uma semana abençoada para todos!! Bjuss no coração!!!