21 de jul. de 2015

Eu na hidro: inabilidade e diversão

Boa noite! 

Hoje vou compartilhar com vocês a minha primeira experiência com hidroginástica por aqui, a tal Aqua Fit Class!!! Já adianto que o relato terá partes hilárias, tendo em vista a minha completa falta de coordenação motora, dificuldades com o idioma (termos mais específicos) e outras coisinhas mais...

Aviso aos leitores: 

- Quem me conhece conseguirá, facilmente, imaginar as cenas! 
- Quem não me conhece terá a oportunidade de exercitar a imaginação.

Vamos lá! Eu vou, eu vou, pra piscina agora eu vou! La la la la la la.... Tenho que aproveitar porque essa modalidade somente é ofertada no verão, julho a agosto.

A fim de sondar o ambiente, cheguei ao clube uns minutos antes das 20 horas, pois a aula estava marcada para esse horário. Ainda vestida com roupa normal fui até a piscina e perguntei para a guarda-vida se a aula seria ali. E seria aonde se a piscina é naquele lugar? Diante da afirmativa dela voltei ao vestiário, troquei de roupa e retornei à piscina trajando meu maio preto ao melhor estilo brasileiro, ou seja, sem ser calçolão! Mas nada cavado demais não. Modelo apropriado para as atividades aquáticas... no Brasil.

A professora chegou toda animada e nos orientou a pegar pesinhos, pés de pato e macarrão. Nesses momentos costumo fazer cara de que entendo tudo e estou sempre sorrindo, mas na hora de pegar os materiais eu segui os coleguinhas. Mas uma coisa eu havia entendido certinho - ela disse que quem estava iniciando deveria pegar os pesos menores. Entretanto, os coleguinhas pegaram os pesos grandes e eu logo pensei: imagina se vou pegar  o peso mais leve! Me achando gatinha fui Maria vai com as outras e...

Na hora de entrar na água os meus colegas sentaram na borda e escorregaram para dentro. Eu já comecei fazendo a diferença, fui até a escada e desci lentamente. Uma delicadeza!

A professora iniciou o aquecimento com passinhos simples, os quais eu conseguia acompanhar facilmente. Estava me achando a rainha da hidro nesse instante! Passado uns minutos a aula começou de verdade e eu passei a minha coroa adiante...

Eu sou tão descoordenada que não consegui me manter na linha ou alinhada com meus colegas por longos períodos. Quando me dava conta estava distante da turma, mas seguia feliz e sorridente fazendo os exercícios a minha maneira. E a professora repetia: excelente! É claro que não era para mim!

Algum tempo depois a professora mandou calçar os pés de pato e, em seguida, passou uma sequência de exercícios para as pernas, porém, os mesmos deveriam ser feitos na posição deitada de costas! Ahhhh jamais!!! Eu sei nadar apenas nas seguintes condições:

1 - a piscina precisa dar pé
2 - eu só sei nadar crawl

Diante dessas condições, eu tive que adaptar os exercícios que vieram na sequência, os quais exigiam uma desenvoltura maior na água! Mas isso não me abalou! Segui feliz e descoordenada!

Um pouco depois ela perguntou: quem não sabe nadar? Eu ergui as duas mãos na esperança de fazer mais volume, ou seja, parecer que havia mais gente na mesma condição. Não, não havia! Todos me olharam! Me senti uma ET. Lógico, aqui as famílias são adeptas aos esportes em geral e os aquáticos fazem parte da rotina no verão, logo, o aprendizado da natação ocorre ainda na infância!

Sim, eu sei nadar nas condições já descritas. Massss, como explicar isso e em inglês? Melhor abreviar e dizer que não logo!

Só sei que após a pergunta ela orientou uma nova sequência de exercícios, os quais terminavam na parte um pouco mais funda da piscina. E eu? Ahh, enquanto toda turma seguiu fazendo os exercícios para um lado, eu fui para o outro! Me senti o pato feio perdido, mas achei graça da situação. Ri sozinha!


A piscina é grande. Eu fiquei perto dessas bandeiras! 

A essa altura a professora estava mais comovida com a minha inabilidade e disse que tentaríamos com o colete na próxima aula! Nunca! Colete me faz flutuar, flutuar me faz tirar os pés do chão, tirar os pés do chão me dá pavor (tudo isso se for de costas)... Não!

Após o término da sequência com os pés de pato, foi a vez das atividades com os pesinhos. Lembram deles? Pois é, no começo eu estava abafando! Minutos depois eu estava esbaforida, mas não perdi a classe e me mantive firme! Só eu sei o que estou sentindo agora, na verdade não estou sentindo muita coisa né? O que não está dormente está dolorido!

Depois disso foi a vez do macarrão! Ahh aí eu tive que adaptar mesmo! Todos os exercícios  requeriam estar deitada de costas! Não mesmo! Tenho medo! Não faço! Mas adaptei numa boa. Quando a professora me olhava com cara de dó eu dizia: I'm ok! E sorria, sorria, sorria... kkkkk

Como se não bastasse o meu comportamento inábil, ainda teve a dificuldade com o idioma para abrilhantar meu primeiro dia aqua fit. Como eu disse, faço sempre cara de compreensão, mas nem sempre entendo tudo. Algumas vezes a professora veio ao meu encontro e repetiu verbalmente a sequência. Acho que ela pensou que eu fosse surdinha! kkkk Eu escuto bem, mas necessito demonstração! 

Enfim, tirando a minha falta de habilidade, coordenação, compreensão e etc, a aula foi maravilhosa! A professora é animada, ri e canta o tempo todo. Os colegas também são simpáticos e sorridentes. Quinta-feira estarei lá para mais um momento "Para nossa alegria"!