28 de jul. de 2015

Visitinha indesejada

Boa noite! 

Gente, hoje vou contar para vocês sobre a visita inesperada e nada agradável que tivemos essa semana, o rato intruso! Vocês acreditam que há ratos nas terras geladas? Pois é, tem sim! Marido disse que eu não deveria espalhar o acontecido, que isso não favorece meu marketing pessoal! Mas como não registrar um fato inusitado como esse?! O blog é uma espécie de diário da minha estada aqui, logo, a "visita" indesejada também faz parte dessa história. Espero que jamais se repita!

Eu já sabia de histórias relatadas por amigas sobre o aparecimento desse bicho horroroso, também já tinha tido o desprazer de avistar um na garagem em direção ao depósito de alimentos do vizinho das massas italianas (talvez por isso nunca consegui comprar nada dele, mesmo ouvindo muitos elogios), porém, dentro de casa jamais imaginei! Ainda mais que não moro numa casa térrea. 

Certa vez uma amiga contou sobre o aparecimento de um rato branco em seu apartamento. Assim como eu, ela pensou que o marido estivesse tendo alucinações, pois não podia crer que havia ratos por aqui... Até a equipe chamada para capturar o feioso duvidou do fato, mas  instalou ratoeiras. Dois dias depois o bicho caiu na isca e veio a óbito. 

Adoro morar em Kingston ON, mas nessas horas eu gostaria de estar na região de Alberta, pois no filme Ratatouille aparece a disseminação dos ratos ao redor do mundo - exceto Alasca e Antartida devido ao frio intenso -  e também Alberta em virtude de um programa  governamental agressivo de combate a essa peste.

Em casa foi assim... Imaginem a cena!

Como de costume, eu levanto umas 3 ou 4 vezes durante a madrugada para pegar o mama do Matheus. Para minha sorte, nessa noite ele só acordou às 3:45 da manhã. Eu desci e da escada avistei o Micael sentado no banco e com a vassoura na mão a espera do bichano.  Ele havia descido para tomar água quando encontrou o sujeito devorando a batata palha. Não posso negar que esse rato é esperto, pois se deliciou com um menu brasileiro já que aqui não tem isso. 

Mesmo não querendo acreditar no que via, perguntei e ele me confirmou. Sim, havia um rato na cozinha de casa! Como esse intrometido entrou eu não sei, mas acreditamos que tenha sido por um buraco oriundo de uma instalação em desuso.

Claro que ao ter a confirmação da presença do maledeto eu congelei na escada! Tanto que o Mica precisou me entregar essa mamadeira e as demais ao longo da manhã! Eu só saí do quarto por volta do meio dia e para dar conta da louça que estava na pia e de todas as  demais que eu precisei lavar e esterilizar.

Como eu consegui lavar a louça sabendo da possível presença do rato? Ah sentei num banco. Só de imaginar o bicho cruzando a cozinha, ou pior, passando sobre o meu pé, me deixou desesperada! 

Só sei que o dia foi de limpeza e vigília.   Mesmo sabendo que ratos não conseguem abrir armários, eu tirei tudo para fora e lavei. Um tempo depois eu abri mão do banco, não sem antes fazer o Micael vistoriar todos os cantos possíveis. Mexemos em tudo e nem sinal do intruso. Talvez tenha voltado pelo mesmo buraco que entrou. Assim espero!

A tarde o marido comprou ratoeiras e também sensores  a fim de capturar o bicho insolente. Até hoje nada! Então, tenho quase certeza que ele conseguiu mesmo voltar para o buraco.  Buraco esse que foi lacrado!


Ratos por aqui...

Considerando o ocorrido, aproveitei para ler sobre a presença de ratos no Canadá e descobri que é mais comum do que imaginava. Eles costumam entrar nas casas pela tubulação da calefação quando estão com as telas perfuradas (não é o caso aqui em casa). Também aparecem com maior incidência no outono para se proteger do frio -  o que apareceu aqui queria era experimentar um cardápio brasileiro.

As dicas são:
1. Nunca deixe portas ou janelas abertas sem a proteção da tela fechada. (pensei que fosse apenas para proteger dos esquilos...)
2. Verifique se as entradas ou saídas de ar do lado de fora da casa estão em boas condições e fechadas com telas para evitar a entrada de qualquer bicho. 
3. Higienize churrasqueira e grelhas que ficam no pátio, pois os ratos gostam de lugares abrigados e quentes. 
4. Se for necessário compre ratoeiras e sensores na Canadian Tire! 
Enfim, foi assim que tudo aconteceu! Espero que essa experiência não se repita durante a nossa estadia por aqui. Ratos apenas na música do Palavra Cantada, em filmes como Stuart Little ou no desenho animado Tom e Jerry. 


Beijos e ricas bênçãos!