28 de out. de 2015

E quando se descobre os sons

Gente linda, boa noite! 

Hoje, com o coração transbordando de alegria, compartilho com vocês mais um progresso na vida do nosso valente Matheus - ele colocou os aparelhos auditivos ontem.

Desde que o Matheus nasceu e todas as complicações vieram a tona, nós fomos informados das possíveis sequelas causadas pela trombocitopenia e hidrocefalia. Assim sendo,  a possibilidade dele precisar de cirurgia para colocação do shunt,  aparelhos auditivos e óculos sempre foi real. Como eu já mencionei num post, nós aceitamos esse desafio porque a vida dele é preciosa e foi planejada por Deus! 

Diante disso, o Matheus vem sendo acompanhado por uma equipe de médicos, fisioterapeutas, TO, fonoaudióloga e alguns mais... Cada qual cuida de uma particularidade, mas há trocas entre eles o que torna o tratamento muito mais produtivo e eficiente. 

Como já disse no post passado, sempre falo que o Matheus está bem porque os avanços são notórios e muito rápidos. Claro que existem dificuldades e limitações ainda, mas com os acompanhamentos e os estímulos adequados tudo será superado no tempo dele.

Quanto ao desafio da semana, a colocação dos aparelhos, posso dizer que foi algo fabuloso! Ontem levamos ele na clínica para colocar os aparelhos, uma vez que os moldes foram feitos duas semanas atrás. Assim que os colocou já percebemos uma mudança no semblante. Como se dissesse: Ops, tem algo diferente por aqui!




Em casa os sorrisos vieram muito facilmente a cada chamado ou estimulação sonora. 

Na semana passada ele já havia ido na fono e ela passou muitas tarefas e músicas em inglês. Tarefas para a mamãe, claro! 

Hoje a terapeuta que o acompanha veio em casa e junto com ela veio a fono para orientar as atividades. Nos primeiros exercícios ele estava tímido (ele é assim num primeiro momento mesmo), porém, em poucos minutos se animou e a alegria invadiu a sala, a casa, o Canadá! A cada estimulação com os brinquedos sonoros era uma gargalhada como nunca antes havia acontecido. Sim, ele sempre riu muito, mas as gargalhadas eram mais abafadas! Hoje foram escancaradas! Ele reagiu a todooooos os sons apresentados, reagiu a minha voz, a própria voz, a voz da fono, se assustou com a voz do pai. Ele riu, riu, riu! Se jogava pra trás de tanto que ria!

Gente, eu chorei feito criança de tanta emoção! A minha vontade era chorar alto, gritar de tanta felicidade! Estou escrevendo e enxugando as lágrimas! 

A colocação dos aparelhos é o início de uma nova etapa para ele, pois o cérebro será ainda mais estimulado e outras áreas tendem a se desenvolver melhor a partir desse momento. Sem contar que o tratamento precoce e as estimulações necessárias ajudarão no desenvolvimento da linguagem. Em breve iniciará o acompanhamento com a professora de sinais, pois consideramos importante essa língua para ele. A colocação precoce dos aparelhos é fundamental para o desenvolvimento da linguagem oral, porém, há um caminho longo (talvez a colocação do implante coclear tb). Assim, a inserção da Língua de Sinais como primeira língua é fundamental e dará todo suporte (By my friend Raquel Quiles - minha assessora, orientadora e amiga juntamente com a Carina e a Sheila).

O desafio nessa etapa é que ele ouça e entenda a voz humana, pois esse é o maior deficit segundo os exames feitos (ele ouve, mas é mais difícil). E ele já está conseguindo essa compreensão no segundo dia com os aparelhos. A fono ficou encantada e muito feliz com os resultados de hoje. 

Enfim, mais um avanço do nosso guerreiro!  Glória a Deus pela vida dele e pela possibilidade de ter o melhor tratamento. Viva as tecnologias, as terapias, a Libras!!!

Ficarei devendo o vídeo! Não fiz porque a emoção não deixou! kkkk Mas farei!!! 

Ahhhh, claro que ele já aprendeu a tirar o negócio das orelhas e que eu preciso fiscalizar né? kkkk Mas com o tempo ele entenderá que manter é muito melhor. O filho da terapeuta usa aparelhos desde criança também (hoje ele é homem feito e médico) e ela me sugeriu colocar uma touquinha no Matheus nesse começo. Se as traquinagens continuarem eu tentarei essa alternativa. 

Agora, além de toda a tralha necessária para um bebê, ainda temos a lancheira Dumbo! kkkkk Kit com pote para guardar, acessório para limpar e aparelho para checar e recarregar as baterias. Ah o Dumbo como personagem é bem associativo mesmo. 



Por hoje é isso! Apenas um breve relato! Meus dias estão muitooooo cheios, o tempo cada vez mais curto e ainda estou trabalhando num novo projeto. Uhu, em breve novidades!

Tenham uma noite abençoada e feliz! Bjus